A importância das políticas públicas para formação de professores na implementação da Educação Inclusiva brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.22948

Palavras-chave:

Inclusão educacional;, Política da educação, ; Formação de professores.

Resumo

As políticas educacionais brasileiras caminharam desde as últimas décadas do século XX em direção ao paradigma da inclusão escolar, exigindo novas práticas docentes e consequentemente a melhoria da qualidade da educação no país, como diversos estudos da área demonstram, e consequentemente exigem refletir sobre a formação de professores. Assim, o presente estudo objetiva apresentar as políticas públicas na formação de professores no Brasil na perspectiva do Governo Federal, no intuito de refletir sobre possíveis convergências e distanciamentos na construção de um sistema de ensino capaz de atender à diversidade trazida pela inclusão escolar. Para isso, esse estudo foi apresentado um recorte das publicações do MEC que ressaltam políticas formativas para professores da educação básica dentro da perspectiva da inclusão escolar na contemporaneidade. Os dados foram coletados em sítios oficiais do Governo Federal, com uma delimitação temporal, seguida de análise documental. A partir dos resultados alcançados, percebe-se que as políticas educacionais de inclusão e de formação de professores, ao longo das últimas décadas, caminharam no sentido de assumir o paradigma da inclusão como uma estratégia para os sistemas de ensino brasileiro. Apesar disso, parece haver um descompasso entre as ações governamentais para a inclusão de alunos da Educação Especial e a formação de professores para atendê-los, assim, pensando na preocupação das políticas públicas para inclusão escolar.

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Biografia do Autor

Marta Rosa, UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná

Mestranda no curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) da Unespar Campus de União da Vitória - PR na linha de pesquisa: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva. Especialista em Dinâmicas regionais: natureza, sociedade e ensino, pela Unespar campus de União da Vitória - PR, com Trabalho de Conclusão de Curso intitulado: HISTÓRIA DE VIDA E DE FORMAÇÃO ESCOLAR DE UM ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) DOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE UNIÃO DA VITÓRIA/PR: um estudo de caso. Graduada em Pedagogia pela UNESPAR- Campus de União da Vitória PR. Possui curso de Magistério nível Ensino Médio pela Escola Estadual Gonçalves Dias de Fraiburgo - SC. Já atuou como Bolsista no Projeto Mão amiga, financiado pelo PIBID, durante a graduação. Atuou também como auxiliar de biblioteca na UNIUV (Centro Universitário de União da Vitória - PR). Atua como Professora da Educação Básica, na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, como efetiva do quadro de professores pela Prefeitura de União da Vitória - PR.

Edna Rodrigues Marques, UNEMAT - Universidade do Estado do Mato Grosso

Mestranda no curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) da UNEMAT Campus Sinop – MT, na linha de pesquisa: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva. Especialista em gestão escolar e Multiplicadora da cultura gerencial pela FGV - RJ. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás, Campus São Miguel do Araguaia - GO. Possui 30 anos de carreira efetiva na rede estadual de ensino atuando em diversas áreas: docência da 1ª e 2ª Fase do ensino fundamental, docência da Educação de Jovens e Adultos, gestora de Unidade escolar, gestora da Subsecretaria Regional de Educação em S.M.A. Atualmente é Professora de Atendimento Educacional Especializado no Colégio Estadual de São Miguel do Araguaia e exerce a função de Professora Formadora Regional em Alfabetização no Programa ALFAMAIS GOIÁS. 

Sandra Salete de Camargo, UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava (1989), graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Atualmente é associado da Universidade Estadual do Paraná União da Vitória. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação especial, formação docente, educação especial e educação infantil educação especial.

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Publicado

2025-05-04

Como Citar

ROSA, M.; RODRIGUES MARQUES, E. .; SANDRA SALETE DE CAMARGO, S. . A importância das políticas públicas para formação de professores na implementação da Educação Inclusiva brasileira. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 49–62, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.22948. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22948. Acesso em: 25 maio. 2025.