A importância das políticas públicas para formação de professores na implementação da Educação Inclusiva brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.22948Palavras-chave:
Inclusão educacional;, Política da educação, ; Formação de professores.Resumo
As políticas educacionais brasileiras caminharam desde as últimas décadas do século XX em direção ao paradigma da inclusão escolar, exigindo novas práticas docentes e consequentemente a melhoria da qualidade da educação no país, como diversos estudos da área demonstram, e consequentemente exigem refletir sobre a formação de professores. Assim, o presente estudo objetiva apresentar as políticas públicas na formação de professores no Brasil na perspectiva do Governo Federal, no intuito de refletir sobre possíveis convergências e distanciamentos na construção de um sistema de ensino capaz de atender à diversidade trazida pela inclusão escolar. Para isso, esse estudo foi apresentado um recorte das publicações do MEC que ressaltam políticas formativas para professores da educação básica dentro da perspectiva da inclusão escolar na contemporaneidade. Os dados foram coletados em sítios oficiais do Governo Federal, com uma delimitação temporal, seguida de análise documental. A partir dos resultados alcançados, percebe-se que as políticas educacionais de inclusão e de formação de professores, ao longo das últimas décadas, caminharam no sentido de assumir o paradigma da inclusão como uma estratégia para os sistemas de ensino brasileiro. Apesar disso, parece haver um descompasso entre as ações governamentais para a inclusão de alunos da Educação Especial e a formação de professores para atendê-los, assim, pensando na preocupação das políticas públicas para inclusão escolar.
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