Análise das interseções entre inclusão digital, desigualdades sociais e direitos humanos na formação de professores do curso normal de nível médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.22972

Palavras-chave:

Curso Normal Inclusão Digital, Direitos Humanos na Educação

Resumo

Este estudo explora a intersecção entre inclusão digital, desigualdades sociais e direitos humanos na educação, com ênfase no curso normal de nível médio. Objetivo: Analisar como a inclusão digital pode ser um elemento crucial para promover os direitos humanos e reduzir as desigualdades sociais na educação. Metodologia: Utilizou-se uma abordagem qualitativa baseada em revisão bibliográfica e análise documental. Resultados: A pesquisa revelou que a inclusão digital no curso normal de nível médio pode facilitar a formação de educadores preparados para enfrentar os desafios de um mundo digitalizado, promovendo uma educação mais inclusiva e equitativa. Conclusões: Conclui-se que a democratização do acesso digital e a formação docente orientada por princípios de direitos humanos são fundamentais para construir um futuro educacional inclusivo e justo

Biografia do Autor

Rodrigo Anderson da Silva Kolosque Baena, UDESC

Mestrando em Educação Inclusiva pelo Programa Profei – Udesc, possui uma formação acadêmica diversificada, sendo: Especialista em Gestão Escolar (2014) e em Educação Pobreza e Desigualdades Sociais (2016), com graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2012), seguida pela Licenciatura em Sociologia pela Universidade da Região de Joinville (2014). Posteriormente, obteve a graduação em Bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Internacional (2017) e Licenciatura em Filosofia pelo mesmo centro de ensino (2017). Em 2019, concluiu os cursos de História e de Letras - Português e espanhol pelo Centro Universitário de Araras.  Recentemente, concluiu Bacharelado em Sociologia pela Uninter (2020) e em 2022, finalizou a graduação em Letras - Alemão pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente, exerce a função de Professor de Ciências Humanas na rede estadual de Santa Catarina e um cargo técnico na Coordenadoria Regional de Educação de Joinville, aplicando sua ampla experiência na área educacional. Seus principais focos de atuação envolvem temas como educação, projeto político, juventude, trabalho e sociologia

Karina Marcon, UDESC

Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), lotada no Departamento de Pedagogia a Distância do Centro de Educação a Distância (CEAD). É docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI, na linha Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. Doutora em Educação (2015 - Bolsista CNPq) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade Aberta, em Lisboa/Portugal (Bolsista CAPES/PDSE). Mestre em Educação (2008) e Bacharel em Comunicação Social: Habilitação em Publicidade e Propaganda (2004) pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Licenciada em Pedagogia (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência e interesse de pesquisa nas áreas de Inclusão Digital, Educação a Distância e Formação de Professores. É coordenadora do Laboratório de Cultura Digital (L@bCult) do CEAD/UDESC

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Publicado

2024-10-19

Como Citar

BAENA, R. A. da S. K.; MARCON, K. Análise das interseções entre inclusão digital, desigualdades sociais e direitos humanos na formação de professores do curso normal de nível médio. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 4, 2024. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.22972. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22972. Acesso em: 9 nov. 2024.