Os Direitos Humanos e a inclusão de estudantes imigrantes no espaço escolar
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.22979Palavras-chave:
Adolescentes, Immigrantes, InclusãoResumo
O aumento do fluxo de estudantes imigrantes no espaço escolar faz repensar a inclusão da interculturalidade e cidadania global. Para isso, a escola é a porta de entrada de mosaicos culturais, a presença de estudantes de várias nacionalidades demanda reconhecimento, integração, oportunidade e igualdade de direitos à educação. Os professores são agentes de mudança embasados na garantia de educação para todos conforme lista na Constituição brasileira e respeito a dignidade humana dos Direitos humanos, este artigo baseou-se na pesquisa bibliográfica sobre a dimensão histórica, sociocultural e política de sistemas educacionais inclusivos, além de documentos inclusivos no âmbito internacional. Objetiva-se demonstrar que os estudantes imigrantes estão respaldados nos marcos legais e que merecem ser incluídos com garantias iguais na educação.
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