Os Direitos Humanos e a inclusão de estudantes imigrantes no espaço escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.22979

Palavras-chave:

Adolescentes, Immigrantes, Inclusão

Resumo

O aumento do fluxo de estudantes imigrantes no espaço escolar faz repensar a inclusão da interculturalidade e cidadania global. Para isso, a escola é a porta de entrada de mosaicos culturais, a presença de estudantes de várias nacionalidades demanda reconhecimento, integração, oportunidade e igualdade de direitos à educação. Os professores são agentes de mudança embasados na garantia de educação para todos conforme lista na Constituição brasileira e respeito a dignidade humana dos Direitos humanos, este artigo baseou-se na pesquisa bibliográfica sobre a dimensão histórica, sociocultural e política de sistemas educacionais inclusivos, além de documentos inclusivos no âmbito internacional. Objetiva-se demonstrar que os estudantes imigrantes estão respaldados nos marcos legais e que merecem ser incluídos com garantias iguais na educação.

 

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Biografia do Autor

Juliane Edineia Rodrigues Ferreira Richeski Pereira, UEPG

Possui graduação em Bacharel pela Universidade da Região de Joinville (2010) e graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA pela Universidade da Região de Joinville (2008). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente no seguinte tema: Educação. Possui especialização em Gestão. Atualmente é Professora efetiva na PMJ (Prefeitura Municipal de Joinville) desde 2012.Conselheira municipal de Educação-2018-2022 .Mestranda no Programa de Mestrado Profissional de Educação Inclusiva -PROFEI- da Universidade Estadual de Ponta Grossa -UEPG. Tem interesse em educação- imigrações- práticas pedagógicas-Geografia

Edina Schimanski, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1992), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (1998) e doutorado pela UNIVERSITY OF LONDON - INSTITUTE OF EDUCATION (2005). É professora Associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa vinculada ao Departamento de Serviço Sociail, bem como do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas. É professora Afiliada ao Departamento de Human Development and Family Studies na Texas Tech University. É consultora ad hoc Capes na área interdisciplinar. Tem experiência na área de Serviço Social e Ciencias Sociais Aplicadas na área interdisciplinar no seguintes temas: desenvolvimento, meio ambiente, sustentabilidade, direitos humanos, gênero e migrações internacionais. É professora dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas e Programa Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

2024-10-19

Como Citar

RODRIGUES FERREIRA RICHESKI PEREIRA, J. E.; SCHIMANSKI, E. Os Direitos Humanos e a inclusão de estudantes imigrantes no espaço escolar. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 4, 2024. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.22979. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22979. Acesso em: 17 abr. 2025.