Práticas pedagógicas

aprendizagem baseada em projetos na perspectiva inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.22980

Palavras-chave:

Inclusão; metodologia ativa; práticas pedagógicas.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, uma revisão de literatura básica especializada na área sobre Inclusão e a Metodologia Ativa da Aprendizagem baseada em Projetos (ABP), propondo uma reflexão das práticas pedagógicas dos professores frente às complexidades apresentadas pelos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Essas novas práticas didático-pedagógicas, ferramentas e metodologias vêm ganhando espaço na sociedade e direcionando as práticas educativas objetivando a formação integral de todos os alunos, sem exceção. Na perspectiva da Educação Inclusiva, potencializar as ações educativas através da leitura da realidade dos sujeitos, restruturação curricular e o aluno como centro do processo, favorecem as demandas educacionais do século XXI, contribuindo para uma sociedade de cultura inclusiva, subsidiando ações concretas de inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrícia Maria dos Santos, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (2008) e graduação em Bacharelado em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor doc 1 educação física e arte - Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro e professora - Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física

Adriana Rodrigues Suarez, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pós- doutora em Educação pelo PPGE (UEPG-2022). Doutora em Educação (UEPG-2018),
linha de pesquisa: Ensino-aprendizagem (Cinema na Educação). Mestrado em Comunicação e
Linguagens (TUIUTI-2013), linha de pesquisa: Artes Plásticas/Pintura e Cinema. Especialista em
Arte-Educação (2005) pelo IBEPEX, Graduação em Licenciatura em Artes Visuais pela
Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010) e Graduação em Licenciatura em Matemática pela
Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003). Chefe da Divisão de Cultura e Arte/
PROEX/UEPG (2018-2022). Professora efetiva do Departamento de Artes/Colegiado de
Licenciatura em Artes Visuais. Professora da Pós-Graduação do Mestrado Profissional em
Educação Inclusiva- PROFEI. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Artes
Visuais/UEPG. Coordenadora do Curso Tecnólogo em Produção Cultural (EAD- NUTEAD-
UEPG). Coordenadora do Programa PIBID/ núcleo Artes Visuais (2018-2020) (2022-2024).
Pesquisadora na área de Pintura, História da Arte e Cinema/Educação; Educação Inclusiva/Arte.
Proprietária/professora do ateliê Adriana Rodrigues Suarez (1998-2018). Professora da Educação
Básica (Ensino Fundamental I e II; Ensino Médio) do Colégio Sagrada Família (1999-2017) e
Colégio Neo Master (1999-2013) na área de Artes. Coordenadora da Disciplina de Artes na
Educação Básica (1999-2017). Coordenadora do Festival FECUNDARTE (Festival Escolar de
Artes) (1999-2017). Disciplinas de práticas e produções artísticas/ História da Arte (2011- atual).
Tem experiência na área de Poética, Pintura, Desenho, História da Arte e Cinema, Educação
Inclusiva, com ênfase em Artes.

Downloads

Publicado

2025-05-04

Como Citar

DOS SANTOS, F. M.; SUAREZ, A. R. . Práticas pedagógicas: aprendizagem baseada em projetos na perspectiva inclusiva. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 63–81, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.22980. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22980. Acesso em: 25 maio. 2025.