Práticas pedagógicas
aprendizagem baseada em projetos na perspectiva inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.22980Palavras-chave:
Inclusão; metodologia ativa; práticas pedagógicas.Resumo
O presente artigo tem como objetivo, uma revisão de literatura básica especializada na área sobre Inclusão e a Metodologia Ativa da Aprendizagem baseada em Projetos (ABP), propondo uma reflexão das práticas pedagógicas dos professores frente às complexidades apresentadas pelos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Essas novas práticas didático-pedagógicas, ferramentas e metodologias vêm ganhando espaço na sociedade e direcionando as práticas educativas objetivando a formação integral de todos os alunos, sem exceção. Na perspectiva da Educação Inclusiva, potencializar as ações educativas através da leitura da realidade dos sujeitos, restruturação curricular e o aluno como centro do processo, favorecem as demandas educacionais do século XXI, contribuindo para uma sociedade de cultura inclusiva, subsidiando ações concretas de inclusão.
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