Reflexões sobre os princípios dos direitos humanos e a educação inclusiva: uma análise quali-quantitativa com discentes de mestrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2024.c%20

Palavras-chave:

Direitos humanos ; formação continuada; inclusão.

Resumo

Evidenciamos a importância de se debater com discentes sobre a educação inclusiva para a promoção dos direitos humanos nos processos educacionais. Objetivamos analisar e refletir sobre os princípios dos direitos humanos e seus impactos para uma educação inclusiva, sob o ponto de vista dos discentes no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI). De natureza quali-quantitativa, composto por um questionário com 19 perguntas estruturadas em três eixos: o perfil do estudante do PROFEI; a caracterização da área de atuação; e, por último, reflexões críticas dialogadas sobre direitos humanos como prática inclusiva. A pesquisa foi realizada no período de 11 e 12 de dezembro de 2024 e contou com a participação de 12 discentes, durante a finalização da disciplina de Princípios da Educação Inclusiva em Direitos Humanos. O debate teórico foi refletido pelo viés freiriano. Para a análise dos dados qualitativos, os resultados foram examinados via análise de conteúdo de Bardin (2004) a partir da exploração do material, para que as unidades de significado semelhantes fossem agrupadas, considerando recortes semânticos (temas). Os dados quantitativos foram sistematizados no programa Microsoft Excel, resultando em gráficos e tabelas, sendo posteriormente analisados. Entre os resultados observamos unanimidade entre os participantes pela atuação como docentes da Educação Básica, inseridos numa diversidade cultural, de pensamentos e de contextos educacionais, verificando-se a necessidade de formação continuada. Conclui-se a precisão de se firmar um compromisso com práticas pedagógicas críticas associadas ao currículo, com base na promoção dos direitos humanos a fim de se construir uma educação inclusiva.

Biografia do Autor

Andréa Vieira Siqueira Laplechade, Universidade Estadual Paulista/UNESP

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero (1997), em  Artes Plásticas pela Faculdade Paulista de Artes (2006) e em Pedagogia pela  Universidade Cidade de São Paulo (2014). Possui especialização em Ensino Lúdico  (2017) e em Educação Jovens e Adultos (2019), ambos pela Faculdade São Luís.  Atua como professora PEB I da rede municipal de Sorocaba/SP desde 2016.  Anteriormente, trabalhou como PEB II durante 15 anos na rede estadual e privada de  Sorocaba e São Paulo. Participa ativamente de cursos, atualizações, congressos,  simpósios e seminários nas áreas da Educação e Artes com a finalidade de  aperfeiçoar cada vez mais seus conhecimentos. Em 2023 entrou no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI, Faculdade de  Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente  Prudente, junto a linha de pesquisa Educação Especial na Perspectiva da Educação  Inclusiva, sob orientação da Dra. Maria Candida Soares Del-Masso. Participa desde  abril de 2023 do Grupo de Estudos e Pesquisas Inclusão Social – GEPIS. Tem  experiência na área de Educação, com ênfase em Arte, Ensino Lúdico, Educação de  Jovens e Adultos, Inclusão e Educação Especial.

Aline Cordeiro dos Santos, Universidade Estadual Paulista, (PROFEI/UNESP)

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (Campus do  Pontal). Desenvolveu projetos de iniciação científica PIBIC/CNPQ/UFU, projetos de  extensão PIEEX/ PEIC e participou do Núcleo de Estudos em Organizações  (NEORG). Participa desde abril de 2023 do Grupo de Estudos e Pesquisas Inclusão  Social - GEPIS. Licenciada em Educação Física pelo Centro Universitário Claretiano  e em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo. Mestranda Educação  Inclusiva - PROFEI. Atua como docente.

Maria Candida Soares Del-Masso, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Docente e Pesquisadora - UNESP. Editora-Chefe da Revista InFor - Coordenadora Editorial na Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional e Práticas Pedagógicas - CDeP3/UNESP https://www2.unesp.br/portal#!/cdep3 Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social (GEPIS/CNPq) http://www.dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8610715642278904 / https://www.marilia.unesp.br/#!/pesquisa/grupos/grupo Membro do Grupo de Estudos em Auto-Organização e do Seminários Interdisciplinares CLE - Desigualdade Econômica e Social do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Unicamp / https://www.cle.unicamp.br/cle/seminarios-interdisciplinares-cle-desigualdade-economica-e-social . Docente do Programa de Mestrado Profissional PROEF Educação Física em Rede Nacional https://www.fct.unesp.br/#!/pos-graduacao/-educacao-fisica/ . Docente do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva Profei/UNESP https://www.fct.unesp.br/#!/pos-graduacao/educacao-inclusiva . Docente Formadora do Curso de Graduação em Pedagogia a Distância UAB IBILCE UNESP https://www2.unesp.br/portal#!/iep3/ead/pedagogia . ORCID.ORG / 0000-0003-2573-437X Membro do Conselho Editorial da Revista Revincluso/UFABC https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/revincluso/issue/view/52FORMAÇÃO ACADÊMICA: Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1995-2000). Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, SP (1988-1993). Master of Science - Rehabilitation Administration Services Program - Rehabilitation Institute - Southern Illinois University at Carbondale - USA (1983-1984). Especialização em Reabilitação Profissional - Área Avaliação Profissional pela Faculdade de Ciências - UNESP, Bauru, SP (1982). Especialização em Reabilitação Profissional - Área Aconselhamento em Reabilitação pela Faculdade de Ciências - UNESP, Bauru, SP (1981). Especialização em Logoterapia Aplicada à Educação pela Sociedade Brasileira de Logoterapia (1998-2000). Graduação em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social, da Instituição Toledo de Ensino de Bauru, SP (1977-1980). Curso-técnico-profissionalizante em Supervisor de Segurança do Trabalho pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO (1980-1981). ATIVIDADE PROFISSIONAL: Diretora e Vice-Diretora da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp campus de Marília (2003-2008). Assessora junto à Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp (2009-2012). Assessora de Presidência da Fundação Editora da Unesp e implantação do Projeto Livraria UNESP Móvel (2013-2016). Coordenadora Adjunta junto à Capes do Programa de Mestrado Profissional PROEF Educação Física em Rede Nacional (2018-2024). Vice-Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional PROEF Educação Física em Rede Nacional - UNESP (2018-2024). Diretora de Difusão Editorial da Associação Brasileira de Editoras Universitárias ABEU (2013-2014). Diretora Financeira da Associação Brasileira de Editoras Universitárias ABEU (2015-2016). Membro da Asociación de Editoriales Universitarias de América Latina y el Caribe - EULAC (2013-2016). Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social (CEPIS/UNESP). Docente do Curso de Graduação em Serviço Social ITE/Bauru, SP (1984-1989). Assistente Social da Sociedade para Reabilitação e Integração do Incapacitado - SORRI-Bauru (1981-1987). Docente Aposentada do Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília (1989-2017). Coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade UNATI Núcleo Local de Marília/SP (1995-2011). Coordenadora da Universidade Aberta à Terceira Idade UNATI Núcleo Central PROEX Unesp (2005-2017). TEMAS DE ESTUDO: Educação. Educação Especial e Inclusiva. Educação a Distância. Metodologia da Pesquisa Científica. Reabilitação Profissional. Formação de Professores. Envelhecimento da Pessoa com Deficiência.

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

LAPLECHADE, A. V. S.; CORDEIRO DOS SANTOS , A.; DEL-MASSO, M. C. S. . Reflexões sobre os princípios dos direitos humanos e a educação inclusiva: uma análise quali-quantitativa com discentes de mestrado . Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 4, 2024. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2024.c . Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/23709. Acesso em: 21 dez. 2024.