A inclusão de pessoas com deficiência visual nas escolas

desafios e superações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24036

Palavras-chave:

deficiência visual, adaptações, inclusão escolar

Resumo

Este artigo tem como objetivo aprofundar estudos sobre a inclusão de alunos com deficiência visual nas escolas. Torna-se necessário refletir sobre como a criança com deficiência visual pode ser inserida no âmbito escolar, recebendo o atendimento educacional adequado que auxilie em seu processo de ensino e aprendizagem. Atualmente, não cabe mais questionar a inclusão ou a forma como ela foi implementada, é necessário ter em mente que ela é uma realidade à muito tempo. Para isso é preciso comprometimento, mudanças de paradigmas, além de adaptações curriculares, estruturais e atitudinais. O estudo foi norteado pelos seguintes objetivos: refletir sobre as concepções e características historicamente e socialmente construídas em relação à pessoa com deficiência visual; apresentar alguns procedimentos, cuidados e adaptações para a inclusão da criança com deficiência visual. Esta pesquisa foi realizada no ano de 2024, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória, por meio de estudo bibliográfico. Foram utilizados diversos autores para dar contribuições teóricas ao estudo. Através desse estudo constata-se a necessidade de formação, informação e comprometimento por parte de todos os envolvidos no atendimento ao educando, visando atender as suas necessidades educacionais especiais. Afinal, o acesso à escola é um direito de igualdade. Nesse sentido, é preciso assegurar as condições de acessibilidade aos recursos pedagógicos, os meios de locomoção, comunicação e de inclusão escolar. Não pode-se esquecer que a responsabilidade nesse processo é dos educadores, gestores, familiares e do Estado, pois estes devem criar as condições necessárias para a concretização do direito de inclusão e educação.

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Biografia do Autor

Marla Stadler, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI), pela Universidade Estadual de Ponta Grossa _ UEPG (2024), como Bolsista da CAPES_ PROEB. Pós-Graduada em Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especiais, pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação _ ESAP das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí _ UNIVALE (2011). Pós-Graduada em Psicopedagogia Clinica e Institucional, pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação _ ESAP, das Faculdades integradas do Vale do Ivaí _ UNIVALE (2009). Graduada em Licenciatura em Pedagogia, pela Sociedade Educativa e Cultural Amélia _ SECAL (2007). Atualmente exercendo a atividade profissional como professora da Rede Municipal de Ensino, pertencente ao quadro de professor permanente da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Com experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Fundamental I.

Everson Manjisnki, Universidade Estadual de Ponta Grossa_UEPG

Cientista Social e Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutor e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor (UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Como professor do PROFEI é avaliado na nova área de avaliação (out/2023) do Capes: Ciências e Humanidades para a Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira".

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Publicado

2025-05-05

Como Citar

STADLER, M.; MANJISNKI, E. A inclusão de pessoas com deficiência visual nas escolas: desafios e superações. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 139–168, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24036. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/24036. Acesso em: 25 maio. 2025.