Um estudo sobre o diagnóstico do autismo

entre a idealização da criança perfeita e as expectativas para o futuro escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24051

Palavras-chave:

Educação Especial; Autismo; Inclusão.

Resumo

O presente estudo tem como tema: um estudo sobre o diagnóstico do autismo: entre a idealização da criança perfeita e as expectativas para o futuro escolar. Embora um assunto que vem tomando grandes proporções e discussões, ainda existe pouco conhecimento acerca da realidade por trás nas famílias quando se tem um diagnóstico. O principal objetivo deste trabalho foi analisar como se dá o processo de aceitação familiar sobre o diagnóstico de autismo em interface com a relação do professor com esse aluno autista. A metodologia se fundamentou na pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo. Com bases nos autores como Gaiato (2019), Pereira e Brito (2022), Vidal, Andrade, Silva (2022). Como instrumento de dados foi utilizado um questionário onde foi possível compreender um pouco da realidade dessas famílias, o instrumento foi enviado através de um grupo de WhatsApp que é composto por diversas mães que tem crianças com TEA. As participantes foram seis pessoas do Projeto TEAmo Picos da cidade de Picos do Piauí, como também duas da cidade de Wall Ferraz do Piauí e uma através de contato pessoal da pesquisadora. Esses dados foram coletados através da devolutiva dos questionários e, assim, se deu a análise. São grandes batalhas enfrentadas pelos responsáveis para a aceitação do TEA, como também os desafios e anseios acerca da inclusão dessas crianças na escola. Como resultado entende-se que são grandes batalhas enfrentadas pelos responsáveis para a aceitação do TEA. Dessa forma considera-se importante ter conhecimento acerca da realidade das famílias quando possuem um diagnóstico de modo a auxiliá-las e assisti-las em suas necessidades, dever este do Estado em parceria com os serviços e instituições que podem influenciar nesse processo da aceitação à “luta” por dignas condições de vida para as pessoas com TEA.

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Biografia do Autor

Caíla Feitosa de Oliveira, UESPI - Universidade Estadual do Piauí

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí. Membro do grupo de estudos em educação inclusiva - GEEI

Fabrícia Gomes , UESPI - Universidade Estadual do Piauí

Professora da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Mestrado  em  Educação (UECE). Especialista   em   Psicopedagogia   Clínica   e   Institucional.   Especialista   em   Neurociência   e Educação.  Licenciada  em  Pedagogia (URCA).  Líder do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva (GEEI/UESPI) CNPq

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Publicado

2025-05-04

Como Citar

OLIVEIRA, C. F. de; DA SILVA, F. G. Um estudo sobre o diagnóstico do autismo: entre a idealização da criança perfeita e as expectativas para o futuro escolar . Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 99–117, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24051. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/24051. Acesso em: 31 maio. 2025.