A interface entre educação especial, educação do campo e educação escolar quilombola no Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24158

Palavras-chave:

educação especial, educação do campo, educação escolar quilombola, Paraná

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar um "Estado da Arte" sobre a interface entre Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, Educação do Campo e Educação Escolar Quilombola no Paraná. Trata-se de uma pesquisa qualitativa fundamentada na análise bibliográfica de publicações acadêmicas que exploram essas três áreas. Elas compartilham desafios e abordam questões relacionadas à inclusão e diversidade educacional, oferecendo perspectivas essenciais para compreender e enfrentar as complexidades da educação inclusiva. A problemática central da pesquisa reside na necessidade de mapear e analisar como as publicações acadêmicas têm tratado a interseção entre Educação Especial, Educação do Campo e Educação Quilombola, evidenciando os principais enfoques, lacunas e contribuições da produção científica sobre o tema. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: inicialmente, realizou-se um levantamento de publicações entre 2015 e 2024, utilizando os descritores “educação especial e educação do campo”, “educação especial e educação quilombola”, “Educação Especial, Educação do Campo e Educação Quilombola” e “Educação Especial, Educação do Campo, Educação Quilombola e Paraná”, na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), abrangendo teses e dissertações de programas de pós-graduação em educação. Em seguida, as publicações selecionadas foram revisadas por meio da leitura de títulos e resumos, seguida de uma análise dos documentos, com o objetivo de compreender como a interface entre essas áreas tem sido tratada na literatura acadêmica. Os resultados revelaram uma escassez de estudos que abordem, de maneira integrada, essa interface, destacando a necessidade de futuras investigações com foco específico no contexto paranaense.

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Biografia do Autor

Lucia Mara Lima Padilha, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa / UEPG. Professora colaboradora no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa e no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI/ UEPG. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação, que vem desenvolvendo projetos relacionados a História da Educação Brasileira que repercutem socialmente na preservação e manutenção da identidade e do patrimônio histórico nacional e regional; do Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos de Aprendizagem GEP-PROA, que visa contribuir para pesquisa, formação e discussão junto à comunidade de temáticas relativas aos processos de aprendizagem, à inclusão educacional e social, às dificuldades de aprendizagem, à avaliação e intervenção psicopedagógica, às práticas restaurativas e à mediação de aprendizagem, por meio de estudos subsidiados pela psicologia, psicopedagogia e neurociências. Área de interesse e pesquisa: História das politicas Educacionais e das práticas educativas; Educação e Diversidade; Educação Inclusiva; Educação do Campo; Educação Escolar Quilombola e Formação de professores.

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Publicado

2025-05-04

Como Citar

LIMA PADILHA, L. M. A interface entre educação especial, educação do campo e educação escolar quilombola no Paraná. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 139–162, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24158. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/24158. Acesso em: 25 maio. 2025.