A interface entre educação especial, educação do campo e educação escolar quilombola no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24158Palavras-chave:
educação especial, educação do campo, educação escolar quilombola, ParanáResumo
O presente estudo tem como objetivo apresentar um "Estado da Arte" sobre a interface entre Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, Educação do Campo e Educação Escolar Quilombola no Paraná. Trata-se de uma pesquisa qualitativa fundamentada na análise bibliográfica de publicações acadêmicas que exploram essas três áreas. Elas compartilham desafios e abordam questões relacionadas à inclusão e diversidade educacional, oferecendo perspectivas essenciais para compreender e enfrentar as complexidades da educação inclusiva. A problemática central da pesquisa reside na necessidade de mapear e analisar como as publicações acadêmicas têm tratado a interseção entre Educação Especial, Educação do Campo e Educação Quilombola, evidenciando os principais enfoques, lacunas e contribuições da produção científica sobre o tema. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: inicialmente, realizou-se um levantamento de publicações entre 2015 e 2024, utilizando os descritores “educação especial e educação do campo”, “educação especial e educação quilombola”, “Educação Especial, Educação do Campo e Educação Quilombola” e “Educação Especial, Educação do Campo, Educação Quilombola e Paraná”, na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), abrangendo teses e dissertações de programas de pós-graduação em educação. Em seguida, as publicações selecionadas foram revisadas por meio da leitura de títulos e resumos, seguida de uma análise dos documentos, com o objetivo de compreender como a interface entre essas áreas tem sido tratada na literatura acadêmica. Os resultados revelaram uma escassez de estudos que abordem, de maneira integrada, essa interface, destacando a necessidade de futuras investigações com foco específico no contexto paranaense.
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