As TDIC como ferramentas no atendimento educacional especializado para inclusão de estudantes com TEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24231

Palavras-chave:

atendimento educacional especializado (AEE), Transtorno Espectro Autista (TEA), Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Resumo

Este estudo tem por objetivo investigar as produções científicas sobre as Tecnologia Digital Informação e Comunicação (TDIC) no Atendimento educacional Especializado (AEE) disponíveis nos Periódicos CAPES, buscando compreender de que forma essas tecnologias podem facilitar a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto do AEE. Foi empregada uma metodologia qualitativa e bibliográfica com descritores específicos para selecionar artigos de 2020 a 2024 sobre Transtorno do Espectro Autista e tecnologia digital, resultando na análise de seis artigos. Os resultados revelam três aspectos fundamentais na educação de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): estratégias pedagógicas, benefícios e desafios todos essenciais para melhorar a aprendizagem e garantir ambientes educacionais inclusivos e eficientes. Os resultados da pesquisa nos possibilita afirmar que as tecnologias digitais têm se apresentado fundamentais na mediação do processo de aprendizagem para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa demonstra que esses recursos não apenas reduzem barreiras, mas também promovem a inclusão e a autonomia dos estudantes no contexto educacional

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Biografia do Autor

Claudete da Rocha, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda em Educação Especial Inclusiva - Mestrado Profissional - PROFEI pela UEPG. Mestra em Letras - Teoria Literária pelo Centro Universitário Campos de Andrade - UNIANDRADE (2022). Graduada em Pedagogia (2011) pela Universidade FAPI, LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO CESUMAR (2019). Bacharel em Psicopedagogia (2024) e Tecnóloga em Ciência da Felicidade (2024) pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO CESUMAR. Especializações em Educação Especial Inclusiva, Alfabetização e Letramento, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Relações Étnico-raciais, Gênero e Diversidade na Escola, Atendimento Escolar Especializado e Autismo com Base no Modelo de Ensino Estruturado. Atualmente é professora da PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS no período da manhã na Sala de Recursos Multifuncional e no período da tarde Psicopedagoga. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial Inclusiva.

Luana Nagib de Carvalho Leal , UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda do Programa de Pós - Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI), pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2024). Segunda Licenciatura em Letras Português e Espanhol e suas respectivas Literaturas, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2023). Pós - Graduação em Atendimento Educacional Especializado (2018). Graduada em Licenciatura em Pedagogia, pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná (2015). Trabalhou como professora na Prefeitura de Rio Brando do Sul. E atualmente trabalha nas Prefeituras de Almirante Tamandaré e Colombo como Professora de Ensino Fundamental I. E atua como professora de Língua Portuguesa e Espanhola no Ensino Médio pela SEED. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. 

Ariangelo Hauer Dias , UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1986), graduação em Bacharelado Em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1989), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Automação Agrícola(Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2007). Professor assistente da Universidade Estadual de Ponta Grossa atuando na área de Engenharia da Computação, com ênfase em Software Básico, principalmente nos seguintes temas: inovação tecnológica, automação, sistema embarcados e lógica fuzzy. No âmbito administrativo da Universidade Estadual de Ponta Grossa responde pela Pró-retoria de Assuntos Administrativos e ministra aulas para o curso de Engenharia de Computação. Na área acadêmica também faz parte do quadro de professores permanentes do Mestrado em Informática Aplicada da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Marlon José Gavlik Mendes, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO/PR - 2013). Pós graduado em Psicologia Corporal, modalidade clínica, pelo Centro Reichiano (2014) e em Psicopedagogia pela Faculdade Centro Oeste do Paraná (2015). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/PR - 2018) e Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR/SP - 2022). Já foi Professor de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Atualmente é Professor de Psicologia do Departamento de Educação (DEED) e Professor permanente do Mestrado em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), membro do Grupo de pesquisas sobre imaginário, educação e formação de professores (IMAGINAR), do Grupo de pesquisas sobre educação e sexualidade (GEPEX) e do Grupo de pesquisas em educação de surdos, subjetividades e diferenças (GPESDi). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação especial e inclusiva, Sexualidade e Violência.

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Publicado

2025-05-05

Como Citar

DA ROCHA, C.; LEAL , L. N. de C.; HAUER DIAS , A. .; MENDES, M. . J. G. As TDIC como ferramentas no atendimento educacional especializado para inclusão de estudantes com TEA. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 201–220, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24231. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/24231. Acesso em: 25 maio. 2025.