As TDIC como ferramentas no atendimento educacional especializado para inclusão de estudantes com TEA
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24231Palavras-chave:
atendimento educacional especializado (AEE), Transtorno Espectro Autista (TEA), Tecnologias Digitais de Informação e ComunicaçãoResumo
Este estudo tem por objetivo investigar as produções científicas sobre as Tecnologia Digital Informação e Comunicação (TDIC) no Atendimento educacional Especializado (AEE) disponíveis nos Periódicos CAPES, buscando compreender de que forma essas tecnologias podem facilitar a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto do AEE. Foi empregada uma metodologia qualitativa e bibliográfica com descritores específicos para selecionar artigos de 2020 a 2024 sobre Transtorno do Espectro Autista e tecnologia digital, resultando na análise de seis artigos. Os resultados revelam três aspectos fundamentais na educação de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): estratégias pedagógicas, benefícios e desafios todos essenciais para melhorar a aprendizagem e garantir ambientes educacionais inclusivos e eficientes. Os resultados da pesquisa nos possibilita afirmar que as tecnologias digitais têm se apresentado fundamentais na mediação do processo de aprendizagem para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa demonstra que esses recursos não apenas reduzem barreiras, mas também promovem a inclusão e a autonomia dos estudantes no contexto educacional
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