TDAH e tecnologia na educação
uma revisão de estudos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24234Palavras-chave:
TDAH; tecnologia e educação; jogos.Resumo
O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade. A manutenção da atenção sustentada de estudantes com TDAH é um dos desafios no ambiente escolar que demandam e novas estratégias pedagógicas. O uso de tecnologias na educação tem demonstrado eficácia na manutenção da atenção e do engajamento desses estudantes. Este estudo tem por objetivo investigar as evidências das pesquisas nacionais sobre o uso das tecnologias educacionais para alunos com TDAH. Trata-se de uma pesquisa baseada em revisão integrativa da literatura, que utilizou como fontes a base de dados de Teses e Dissertações (CAPES) e o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), escritos em língua portuguesa, no período de 2015 a 2024. A busca inicial identificou 83 estudos, após análise, foram selecionados 20 que atendiam aos critérios do estudo, sendo 4 teses, 6 dissertações e 10 artigos. Os resultados apontam que a publicação nacional sobre o tema é escassa e há pouco aumento de estudos na última década. Os estudos indicam a eficácia do uso da tecnologia para apoiar estratégias pedagógicas para a melhoria de habilidades acadêmicas, cognitivas, comportamentais e sociais de estudantes com TDAH. Novos estudos, formação docente, infraestrutura adequada e maior investimento são fundamentais para a implementação e o uso apropriado das tecnologias.
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