TDAH e tecnologia na educação

uma revisão de estudos brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24234

Palavras-chave:

TDAH; tecnologia e educação; jogos.

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade. A manutenção da atenção sustentada de estudantes com TDAH é um dos desafios no ambiente escolar que demandam e novas estratégias pedagógicas. O uso de tecnologias na educação tem demonstrado eficácia na manutenção da atenção e do engajamento desses estudantes. Este estudo tem por objetivo investigar as evidências das pesquisas nacionais sobre o uso das tecnologias educacionais para alunos com TDAH. Trata-se de uma pesquisa baseada em revisão integrativa da literatura, que utilizou como fontes a base de dados de Teses e Dissertações (CAPES) e o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), escritos em língua portuguesa, no período de 2015 a 2024. A busca inicial identificou 83 estudos, após análise, foram selecionados 20 que atendiam aos critérios do estudo, sendo 4 teses, 6 dissertações e 10 artigos. Os resultados apontam que a publicação nacional sobre o tema é escassa e há pouco aumento de estudos na última década. Os estudos indicam a eficácia do uso da tecnologia para apoiar estratégias pedagógicas para a melhoria de habilidades acadêmicas, cognitivas, comportamentais e sociais de estudantes com TDAH. Novos estudos, formação docente, infraestrutura adequada e maior investimento são fundamentais para a implementação e o uso apropriado das tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudiane de Oliveira Viante, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG. Pós Graduada em Ludopedagogia e Arte-Educação na Educação Infantil e Anos Iniciais pela Faculdade de Ciências, Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão- CENSUPEG. Pós Graduada em Educação especial inclusiva pela Faculdade São Braz. Atuo como professora nos anos iniciais da Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Mestranda pelo programa de mestrado profissional em educação inclusiva- PROFEI.

Antonio Genival da Silva Filho, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - Curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos de Aprendizagem GEP-ProA, Especialista em Educação em Tempo Integral pela FACULDADE FACUMINAS; Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela UNIFAVENI. Cursando Especialização em Neuropsicopedagogia institucional e clínica pela FACUVALE; Especialização em Ensino de Geografia e Meio Ambiente pela FACUVALE. Graduado em Letras - Licenciatura pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Graduado em Geografia - Licenciatura pela UNIFAVENI. Atuei na função de Diretor Escolar em 03 (três) escolas da rede estadual da Bahia (2009-2023). Ocupo o cargo/função de professor efetivo da educação básica na rede estadual da Bahia, lotado no Centro Estadual de Educação Profissional Pio XII em Jaguaquara, atuando em regência de classe com Geografia para o Ensino Médio. Participei como Membro oficial da Comissão Municipal de Governança da BNCC em Jaguaquara (2018);Atuei como Membro oficial do Conselho Municipal de Educação do Sistema Municipal de Educação de Jaguaquara (2019-2021). Busco constantemente integrar teoria e prática em minha atuação profissional. Atualmente, retomei os estudos acadêmicos nas áreas da Educação e da Neurociência, especialmente com Projetos de pesquisa na Neurociência aplicada à educação e formação de professores. Meu comprometimento com a ciência, com a educação e com a excelência acadêmica orientam meu caminho profissional.

Nelba Maria Teixeira Pisacco, UESPI - Universidade Estadual do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), especialista em Psicopedagogia e graduada em Pedagogia. Professora Adjunta do Departamento de Educação da UEPG, na área de Psicologia da Educação. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva da UEPG - MestradoProfissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI). Coordenadora do Curso de Educação Especial Inclusiva da UEPG. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos de Aprendizagem GEP-ProA, coordenadora do Programa de Extensão e Pesquisa sobre Processos de Aprendizagem - PROA, supervisora do LALUPE/UEPG - Laboratório Lúdico Pedagógico. Área de interesse e pesquisa: educação com ênfase em avaliação e intervenção em processos de aprendizagem, ensino-aprendizagem, desempenho escolar, inclusão social e escolar, educação especial inclusiva, mediação da aprendizagem, psicopedagogia, ludicidade, TDAH, memória de trabalho.

Downloads

Publicado

2025-05-05

Como Citar

VIANTE, C. de O. .; DA SILVA FILHO, A. G. .; PISACCO, N. M. T. . TDAH e tecnologia na educação: uma revisão de estudos brasileiros. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.24234. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/24234. Acesso em: 25 maio. 2025.