Atendimento de alunos com altas habilidades/superdotação em salas de recursos multifuncionais
curso EaD para professores
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.25018Palavras-chave:
Atendimento educacional especializado, educação a distância, altas habilidades/SuperdotaçãoResumo
A crescente demanda de Atendimento Educacional Especializado (AEE) de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) requer formação específica. Objetiva-se, neste estudo, analisar a oferta de um curso livre na modalidade EaD como estratégia de formação continuada de professores do AEE com foco nas AH/SD. Trata-se de uma pesquisa translacional que empregou o design educacional e análise qualitativa. Os participantes foram 15 professores do AEE. O curso desenvolvido foi avaliado por 5 categorias, numa escala Likert de 5 pontos. Obteve-se: 4,94 para estrutura, estética e organização, 4,92 conteúdo apresentado, 4,84 metodologia empregada e aplicabilidade e 4,69 conhecimento adquirido. A qualidade geral do curso foi 4,86. A avaliação do curso mostrou um significativo aumento entre os conhecimentos prévios (2,45) e pós-curso (4,69) sobre o tema. Conclui-se que o curso EaD livre demonstrou-se uma estratégia eficaz para reflexão e aprendizagem sobre a prática pedagógica no AEE.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.





