Atendimento de alunos com altas habilidades/superdotação em salas de recursos multifuncionais

curso EaD para professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.25018

Palavras-chave:

Atendimento educacional especializado, educação a distância, altas habilidades/Superdotação

Resumo

A crescente demanda de Atendimento Educacional Especializado (AEE) de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) requer formação específica. Objetiva-se, neste estudo, analisar a oferta de um curso livre na modalidade EaD como estratégia de formação continuada de professores do AEE com foco nas AH/SD. Trata-se de uma pesquisa translacional que empregou o design educacional e análise qualitativa. Os participantes foram 15 professores do AEE. O curso desenvolvido foi avaliado por 5 categorias, numa escala Likert de 5 pontos. Obteve-se: 4,94 para estrutura, estética e organização, 4,92 conteúdo apresentado, 4,84 metodologia empregada e aplicabilidade e 4,69 conhecimento adquirido. A qualidade geral do curso foi 4,86. A avaliação do curso mostrou um significativo aumento entre os conhecimentos prévios (2,45) e pós-curso (4,69) sobre o tema. Conclui-se que o curso EaD livre demonstrou-se uma estratégia eficaz para reflexão e aprendizagem sobre a prática pedagógica no AEE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regis Luciane Lovatto, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Pós-graduada em Educação Especial Inclusiva e Neuroaprendizagem. Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Docente do Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncional Altas Habilidades/Superdotação (SRM AH/SD) na rede Municipal de Educação de Marechal Cândido Rondon (PR).

Nelba Maria Teixeira Pisacco, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), especialista em Psicopedagogia e graduada em Pedagogia. Professora Adjunta do Departamento de Educação da UEPG, na área de Psicologia da Educação. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva da UEPG - MestradoProfissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI). Coordenadora do Curso de Educação Especial Inclusiva da UEPG. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos de Aprendizagem GEP-ProA, coordenadora do Programa de Extensão e Pesquisa sobre Processos de Aprendizagem - PROA, supervisora do LALUPE/UEPG - Laboratório Lúdico Pedagógico. Área de interesse e pesquisa: educação com ênfase em avaliação e intervenção em processos de aprendizagem, ensino-aprendizagem, desempenho escolar, inclusão social e escolar, educação especial inclusiva, mediação da aprendizagem, psicopedagogia, ludicidade, TDAH, memória de trabalho.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

LOVATTO, R. L. .; PISACCO, N. M. T. . Atendimento de alunos com altas habilidades/superdotação em salas de recursos multifuncionais: curso EaD para professores. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 401–415, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.25018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/25018. Acesso em: 8 dez. 2025.