TDIC, inclusão e sociedade em rede
desafios contemporâneos da educação na Era Digital
DOI:
https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.25089Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Inclusão Digital, Educação Inclusiva, Cibercultura, Atendimento Educacional EspecializadResumo
Desafios atuais da educação envolvem o uso crítico das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), a promoção da inclusão digital e a compreensão das transformações sociais impulsionadas pela cultura digital. Em uma sociedade conectada em rede, as práticas pedagógicas passam a exigir novas formas de mediação, nas quais o professor assume um papel central na construção de aprendizagens mais equitativas e significativas. A inclusão digital é entendida como parte essencial da equidade educacional, exigindo acessibilidade tecnológica, políticas públicas consistentes e formação continuada de educadores. No contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE), as TDIC ampliam possibilidades de participação e desenvolvimento, especialmente por meio de tecnologias assistivas e comunicação alternativa. A partir de uma revisão de estudos recentes, o texto evidencia que o uso consciente das tecnologias pode transformar a escola em um espaço mais acessível, participativo e conectado com as demandas contemporâneas de inclusão e cidadania.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.