TDIC, inclusão e sociedade em rede

desafios contemporâneos da educação na Era Digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.25089

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Inclusão Digital, Educação Inclusiva, Cibercultura, Atendimento Educacional Especializad

Resumo

Desafios atuais da educação envolvem o uso crítico das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), a promoção da inclusão digital e a compreensão das transformações sociais impulsionadas pela cultura digital. Em uma sociedade conectada em rede, as práticas pedagógicas passam a exigir novas formas de mediação, nas quais o professor assume um papel central na construção de aprendizagens mais equitativas e significativas. A inclusão digital é entendida como parte essencial da equidade educacional, exigindo acessibilidade tecnológica, políticas públicas consistentes e formação continuada de educadores. No contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE), as TDIC ampliam possibilidades de participação e desenvolvimento, especialmente por meio de tecnologias assistivas e comunicação alternativa. A partir de uma revisão de estudos recentes, o texto evidencia que o uso consciente das tecnologias pode transformar a escola em um espaço mais acessível, participativo e conectado com as demandas contemporâneas de inclusão e cidadania.

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Biografia do Autor

Geraldo Manjinski Junior, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pós-Doutor em Ciências Jurídicas Criminais. Doutor em Direito Internacional (Direitos Humanos), Mestre em Direito Econômico em ênfase em Crimes Econômicos. Especialista em vários ramos do Direito, Especialista em Metodologia Científica. Graduado em Direito. É professor em cursos de graduação, de pós-graduação e em residências técnicas. Advogado atuante há três décadas e membro de Conselho da Academia de Letras Jurídicas do Mercosul. Tem experiência na área de Direito, possuindo vários livros e artigos publicados na área jurídica.

Everson Manjinski, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Cientista Social e Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutor e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor(UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Como professor do PROFEI é avaliado na nova área de avaliação (out/2023) do Capes: Ciências e Humanidades para a Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira".

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Publicado

2025-06-08

Como Citar

MANJINSKI JUNIOR, G.; MANJINSKI, E. TDIC, inclusão e sociedade em rede: desafios contemporâneos da educação na Era Digital. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 341–375, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2025.25089. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/25089. Acesso em: 20 jun. 2025.