Desafios e estratégias na formação de professores para a educação inclusiva e direitos humanos na educação básica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.22795

Keywords:

Direitos Humanos, Educação Inclusiva, Formação.

Abstract

Este texto discute a problemática da formação de professores em educação inclusiva e direitos humanos na educação básica, com o intuito de refletir como a formação docente pode ser pensada para promover uma educação inclusiva baseada nos princípios dos direitos humanos Consiste em uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, baseada na análise de literatura relevante e dados existentes, a pesquisa examina como a formação docente pode ser aprimorada para melhor incorporar práticas inclusivas e respeitar os direitos humanos. Os resultados indicam que, apesar de avanços legislativos, persistem desafios significativos devido à falta de recursos específicos e à persistência de preconceitos. Conclui-se que a formação de professores ainda necessita de uma abordagem mais integrada que inclua não apenas conhecimento técnico, mas também competências emocionais e éticas. A pesquisa ressalta a importância de preparar educadores para serem agentes de mudança, capazes de implementar uma educação verdadeiramente inclusiva. As implicações deste estudo sugerem a necessidade de reformas nas políticas de formação docente para atender às demandas da educação inclusiva moderna.

Author Biographies

  • Marlene da Silva, Universidade Estadual Paulista Unesp

    Magisterio CEFAM,graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário do Norte Paulista(2006), graduação em História pela Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível(2011), especialização em Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João Del-Rei(2016), especialização em Educação Especial e Inclusiva pelo Instituto Superior de Educação de Barretos(2011) e especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível(2009).  Mestranda em educação Inclusiva pela universidade  Estadual Paulista  UNESP . Atualmente é Diretor da EMEF Coronel José Pedro da Motta. Tem experiência an área de Educação, com ênfase em Administração Educacional.

  • Elisangela Leal de Oliveira Mercado, UNESP

    Professora Adjunta II da Universidade Federal de Alagoas. Graduada em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia e em Educação Especial. Mestre em Linguística e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Formação em Tutoria Virtual pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Concluiu o Curso de Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar (CAAEAHD /UFMS) Leciona an graduação presencial e an modalidade a distância da UFAL e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAL) e no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/UNESP). Ministra disciplinas pedagógicas voltada à área de Gestão Educacional, Estágio Supervisionado, Psicologia da Educação, Psicopedagogia, Processo Ensino e Aprendizagem, Educação Especial, Educação Infantil, Alfabetização e Letramento e Inspeção Escolar. Participou do Programa Mídias an Educação do MEC/UFAL e do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Intelectual (AEE-DI/UFAL). Pesquisadora do Observatório Estadual de Educação Especial (OEEESP) e vice coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (NEEDI). Presidente do Conselho Municipal de Educação de Maceió (biênio 2017/2019), Diretora de Formação da União nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/AL -biênio 2018/2020). Membro do Comitê Gestor Estadual para as ações de cuidado das crianças com Síndrome Congênita associada à infecção pelo vírus Zika e outras síndromes causadas por STORCH. Membro da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI) e da Rede Estadual da Primeira Infância (REPI/Alagoas). Integra o Pacto Estadual Pela Primeira Infância em Alagoas e Comissão de Alinhamento do Plano Municipal pela Primeira Infancia em Maceió.

Published

2024-10-20

How to Cite

Desafios e estratégias na formação de professores para a educação inclusiva e direitos humanos na educação básica. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 4, 2024. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.2024.22795. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22795. Acesso em: 30 apr. 2026.