https://revistas.uepg.br/index.php/teias/issue/feedRevista Teias de Conhecimento2023-09-24T00:07:03+00:00Rita de Cassia da Silva Oliveirateiasdoconhecimento@uepg.brOpen Journal Systems<p style="user-select: text;">A Revista Teias do Conhecimento é uma publicação da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e do Programa de Pós-Graduação <em style="user-select: text;">Stricto Sensu</em> Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB).</p>https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22106Estratégias de Ensino-Aprendizagem em Contextos de Alunos com Necessidades Educativas Especiais. Estuco de Caso: Escola Primária Completa Patrice Lumumba2023-08-04T23:56:25+00:00Amone Alfredo Manuel23030211018@uepg.brVera Lúcia Martiniakvlmartiak@uepg.br<p>Este artigo é resultante da dissertação de mestrado sobre <em>Estratégias de Ensino-Aprendizagem em Contextos de Alunos com Necessidades Educa</em><em>tivas</em><em> Especiais. Estudo de Caso: Escola Primária Completa Patrice Lumumba</em>, com o objetivo geral de compreender como os professores utilizam as estratégias na sala de aula em contextos de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Para o alcance do objetivo geral, foram elaborados dois objetivos específicos, identificar as NEE existentes nas turmas da 4ª classe da Escola Primária Completa Patrice Lumumba e analisar as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas pelos professores nas turmas da 4ª classe da Escola Primária Completa Patrice Lumumba. Para a melhor compreensão do tema, recorreu-se aos estudos realizados nos contextos internacionais e nacionais. Para ambos contextos, a educação de alunos com NEE é vista como um desafio para todos, em particular para o professor enquanto agente mediador do processo de ensino-aprendizagem, que procura formas de abranger todos os alunos. Para a metodologia do estudo, recorreu-se ao paradigma qualitativo com recurso ao estudo de caso, enquanto uma estratégia de investigação, apoiando-se do método indutivo. A amostra foi de 7 participantes da pesquisa, selecionados de forma intencional. Para a recolha de dados, recorreu-se à entrevista (guião de entrevista) e à observação participante (protocolo de observação). Os resultados evidenciaram que, os professores utilizam as estratégias de ensino-aprendizagem em contextos de alunos com NEE mediante a combinação das mesmas, como forma de tornar as aulas inclusivas, o que contribui significativamente para o alcance dos objetivos de aprendizagem em contextos de alunos com NEE, mesmo com a ausência de uma lei específica para a Educação Inclusiva em Moçambique.</p> <p> </p>2023-08-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22123FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA 2023-08-04T23:46:18+00:00Lidiane Kingeski Garbuiokingeskilidiane@gmail.comLucimar Araujo Bragalabraga2207@gmail.com<p>Este artigo analisa a formação do professor de língua portuguesa que leciona nos anos finais do ensino fundamental para alunos com deficiência. O objetivo geral analisa a formação do professor de língua portuguesa no processo de inclusão dos alunos com deficiência. Os objetivos específicos buscam investigar a formação docente, inicial ou continuada, na perspectiva da inclusão; verificar se a formação do professor encontra-se em consonância com o processo de inclusão em sala de aula e identificar se a formação do professor corresponde às necessidades dos alunos com deficiência. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de explorar estudos relacionados ao tema. Entre os principais resultados a serem alcançados com a pesquisa considera-se o da importância da reflexão sobre a formação docente e como esta implica diretamente no processo de ensino dos alunos inclusos. Conclui-se que a formação docente inicial ou continuada possibilita que os professores possam conhecer e desenvolver novas atitudes docentes que os auxiliem nas situações complexas de ensino voltadas à inclusão, além de refletir sobre o que precisa ser mantido ou aperfeiçoado para que a inclusão realmente se confirme e para que haja um ensino de Língua Portuguesa realmente inclusivo e igualitário.</p>2023-08-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22423A inclusão do surdo mediante a alfabetização em português2023-09-24T00:07:03+00:00Maria Cristiane Luck Manjinskicristiane@manjinski.com.brEverson Manjinskiemanjinski@uepg.br<p><span class="fontstyle0">O presente trabalho tem como finalidade mostrar que a alfabetização em língua portuguesa pode auxiliar o aluno surdo no processo de inclusão em classes comuns do ensino regular, facilitando, de certa forma, a sua compreensão de mundo e suas relações com o mundo ouvinte. Argumentando-se sobre a importância da alfabetização dos surdos em português, constata-se que esta deve vir após a aquisição da língua de sinais, para que o aluno surdo possa apropriar-se das estruturas gramaticais da língua portuguesa, implicando, assim, na aquisição linguística advinda do ensino da segunda língua. Além disso, se<br>faz necessária a implementação de políticas de inclusão que visem a garantia e o acesso dos surdos a educação de qualidade, atendendo para suas particularidades na busca pelo conhecimento, promovendo, dessa forma, sua inserção na sociedade ouvinte.</span> </p>2023-09-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22103Ensino regular e a inclusão do aluno com transtorno do espectro autista2023-07-30T19:57:19+00:00Osni Junior dos Santososnijrsantos@gmail.comVera Lucia Martiniakvlmartiak@uepg.br<p>O acesso a uma educação adequada é um direito humano universal adquirido pelo indivíduo ao nascer. O Transtorno do Espectro Autista (TEA), afeta diretamente as relações sociais do indivíduo, com alterações de interação e comunicação, entre outras, necessitando então da adequação, seja do indivíduo, seja da instituição, a padrões regulares de ensino, adequação esta denominada inclusão. Este estudo realizou uma discussão sobre a inclusão do aluno com TEA no ensino fundamental regular. A discussão foi realizada após a leitura e análise de conteúdos publicados por profissionais da educação e da psicologia, em sua maioria, referências nas áreas de inclusão e TEA. Concluiu-se que embora haja acesso à criança com TEA ao ensino fundamental regular, a real inclusão ainda é pouco efetiva, sendo que nem sempre o aluno tem suas necessidades atendidas, acarretando prejuízos na aprendizagem no sofrimento psíquico.</p>2023-08-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22119Educação inclusiva e o aumento no número de matrículas de educandos com deficiência em escolas regulares com ensino bilíngue. 2023-08-04T23:49:53+00:00Jéssica Gebilukajessgebiluka@gmail.comRita de Cassia da Silva Oliveirasoliveira@uepg.br<p>Objetivando compreender como se dá a articulação do educando com deficiência na escola regular que ofertam o ensino bilíngue, foi exposto em quatro etapas reflexões acerca dos direitos humanos e a educação inclusiva, destacando a importância dos direitos e a necessidades de escolas e uma sociedade verdadeiramente inclusivas; o modelo escolar e a necessidade de um espaço físico preparados para o público escolar e a preparação de funcionários das instituições para melhor atender cada educando dentro da sua necessidade e realidade; o ensino bilíngue da língua inglesa e a sua importância para o cenário atual de uma sociedade cada vez mais globalizada; e o aumento dos educandos com deficiência que passaram a frequentar as escolas regulares com ensino bilíngue visando uma melhor preparação para a vida, sociedade e o mercado de trabalho. </p>2023-08-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22196AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR2023-07-28T01:24:33+00:00Charlene dos Santos Tugne Pinheirocharlenetugne2015@gmail.comJosé Fabiano Costa Justusjfcjustus@uepg.br<p>O estudo se ocupou de pesquisar na literatura científica dados relevantes sobre as contribuições das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s), para o processo de inclusão escolar, considerando os princípios dos Direitos Humanos e a importância da leitura como uma habilidade fundamental para alcançar a inclusão social. A natureza da pesquisa é bibliográfica realizada no Google Acadêmico, acompanhada da leitura de obras e documentos legais que referenciam o tema abordado. Os resultados e discussões apontam para a necessidade de formação continuada direcionada ao professor a fim de priorizar a qualidade do ensino, o tema sobre os Direitos Humanos é uma questão que precisa ser considerada no interior da escola e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação precisam ser consideradas nas práticas pedagógicas devido ao potencial que ofertam a educação.</p>2023-08-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22113A EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO DIREITO FUNDAMENTAL PARA A INCLUSÃO SOCIAL E EDUCACIONAL2023-08-04T23:54:40+00:00Bianca Mileomileobianca@gmail.comAdenilson José Miléomileo1973@gmail.comVera Lucia Martiniakvlmartiniak@uepg.br<p><span style="font-weight: 400;">A Educação Especial é a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação (BRASIL, 2013). Com o passar dos anos, nacionalmente e internacionalmente, as políticas públicas e legislações educacionais para as pessoas com deficiência, influenciada pelas mudanças sociais e políticas, ganham espaço legitimando, protegendo e garantindo direitos. Surge, então, a necessidade de analisar o texto legal para discutir as ameaças à Educação Especial. A fim de realizar essa análise, se estabeleceu os seguintes objetivos específicos: investigar como a inclusão de pessoas com deficiência aconteceu durante a história, e pontuar os principais documentos normativos que contribuíram para a caracterização da Educação Inclusiva. Para atingir tais objetivos, a pesquisa utilizou bibliografia sobre o tema e análise dos documentos legais que tratam sobre a Educação Especial. A pesquisa possibilitou concluir que é necessário a proteção de direito às pessoas com deficiência para que não haja retrocesso no que diz respeito ao direito à inclusão no contexto escolar.</span></p>2023-08-27T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22124A formação de professores na perspectiva da Educação Inclusiva2023-07-30T19:44:03+00:00Luana Gonçalves Bachluannag16@hotmail.comRaquel Zanedinrah.zanedin@gmail.comEverson Manjinskiemanjinski@uepg.br<p>Este estudo discute a formação de professores na perspectiva da Educação Inclusiva tendo como princípio os Direitos Humanos, tem como objeto analisar a formação dos professores na perspectiva da Educação Inclusiva para atender as necessidades dos alunos com deficiência. Para discussão teórica foram empregados os estudos dos autores: Bezerra (2012), Cunha (1999), Mantoan (2011), Souza e Silva (2005). A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica a partir da discussão e de referenciais teóricos da área. A pesquisa expõe a importância das formações constantes para os professores atuantes na Educação Especial e Inclusiva, pois antes mesmo de pensar em suas atualizações como profissionais, deve-se pensar no aluno com necessidades especiais e dentro dos parâmetros a seguir nos Direitos Humanos.</p>2023-08-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22104A IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE PARA A EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL NO AMBIENTE ESCOLAR2023-07-30T19:56:31+00:00Adna Leãoadnaleaor@gmail.comEverson Manjinskiemanjinski@uepg.br<p><span style="font-weight: 400;">Considerando que a educação é um direito social e a acessibilidade é um direito constitucional, buscou-se refletir sobre a importância da acessibilidade para a efetivação da inclusão escolar no âmbito educacional. A pesquisa foi feita em bibliotecas e na internet, por meio de sites governamentais e educacionais. Os documentos, leis, decretos, normas, artigos, dissertações e teses encontrados foram sistematizados a fim de subsidiar a discussão.O estudo apontou um aumento da legislação que trata das questões de acessibilidade para a pessoa com deficiência, como também o crescimento dos estudos nos espaços educacionais, tanto do ensino básico como no superior. Apontou, também, que não é suficiente somente a adequação desse espaço para que a inclusão ocorra, é necessário que ocorra, igualmente, as adequações dos recursos pedagógicos e a capacitação do corpo docente.</span></p>2023-08-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22121A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM FOCO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA:2023-07-30T19:44:49+00:00Fabiana Bueno do Amaralfbuenoamaral@gmail.comVera Lucia Martiniakvlmartiak@uepg.br<p>Formar professores é um grande desafio de maneira geral, mas quando<br>se trata da formação de professores preparados para promoverem uma educação<br>inclusiva é ainda mais desafiador. A educação inclusiva se estabelece em uma<br>estreita relação com os direitos humanos, pois se efetiva na garantia de uma<br>educação de qualidade para todos, incluindo todos os alunos, independentemente<br>das suas especificidades. Os objetivos deste trabalho são compreender a<br>importância da formação de professores com foco na educação inclusiva e<br>evidenciar a relação entre educação e direitos humanos. A pesquisa bibliográfica<br>constituiu a metodologia, e por meio desta foram levantados trabalhos voltados<br>para a temática de educação e direitos humanos, bem como a formação de<br>professores e educação inclusiva. Diante dos inúmeros trabalhos que abordam<br>essa temática, foi notável a necessidade de discussão sobre educação inclusiva<br>nos cursos de formação de professores, de maneira que haja a compreensão da<br>relação que a educação inclusiva possui com os direitos humanos.</p>2023-08-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22304Direitos da família inclusiva na escola regular2023-08-30T00:04:34+00:00Solange Moura1100122026027@uepg.brCarolina Tavarescpaioli@uepg.br<p>O presente estudo tem como objetivo apresentar e refletir sobre os direitos constitucionais da família inclusiva, ou seja, núcleos familiares as quais um ou mais membros é pertencente ao público alvo da educação especial – PAEE perante a legislação vigente no Brasil. O intuito desse trabalho é instigar e promover o acesso à inclusão escolar, tornando a presença da família uma realidade em todas as instituições escolares de ensino regular. Metodologicamente, essa pesquisa é de caráter bibliográfica. A referência teórica é composta por artigos trabalhados durante a disciplina Princípios da Educação Inclusiva em Direitos Humanos, ofertada pelo Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Além desses artigos, também foi realizada uma pesquisa exploratória no “Periódicos da Capes”, em especial, artigos sobre o tema publicados no período de 2011 a 2022. Espera-se que este estudo contribua para o entendimento sobre o papel da família na execução dos direitos à inclusão institucional do aluno, garantindo seu acesso de forma digna e condizente a sua especificidade.</p>2023-08-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22098A Importância dos Direitos Humanos na Educação Inclusiva2023-08-04T23:48:08+00:00Daniel Ronaldo Gonçalvesdanielrgoncalves@gmail.comEverson Manjinskiemanjinski@uepg.br<p>A Constituição Federal de 1988 trouxe com maior clareza e iluminou o que conhecemos como Cláusulas Pétreas, sendo contemplados nesta, a positivação de direitos inerentes ao ser humano, de forma basilar e inalienável, que constituem uma constante busca pela manutenção e preservação desses Direitos, que foram adquiridos ao longo do tempo por meio de muitas e duras lutas, que aliadas ao desejo de trazer aos cidadãos as garantias emanadas pela Declaração Universal de Direitos Humanos, é que gradativamente foi sendo discutida e inserida no texto constitucional pátrio, porém ainda, em muitos casos, Principiológicas, de modo que ainda deverão ser discutidas pela sociedade organizada e implementadas nas políticas públicas para alcançar a uniformidade em todo o território nacional, a fim de que se possam diminuir as desigualdades regionais. Dessa forma, a criação e manutenção desses direitos, formam a base para a sobrevivência da sociedade humana como a conhecemos, com vistas à garantia da aplicação dos Direitos Fundamentais, como meio de assegurar a educação ampla e sem restrições a todos os individuos, trazendo-lhes segurança e bem-estar, onde ao contemplarmos a nossa história, estaremos afastando a segregação de não apenas numeros, mas sim de seres humanos que precisam apenas de um pouco mais de compreensão acerca de suas limitações, para que possa exercer a vida cotidiana plena. Cabe ainda reforçar que as evoluções legislativas foram forjadas nas dificuldades das familias em verem seus entes queridos discriminados e em muitos casos sem acesso à educação, a cultura e porque não dizer também às tecnoligias que aos poucos estão sendo implementadas em salas de aula. Neste artigo, utilizou-se a observância de doutrinas, trabalhos acadêmicos de mestrado, pesquisas em fontes abertas e a percepção regional, no que tange a busca incessante pelas garantias entabuladas em nossa Constituição Federal e na Declaração Universal dos Direitos Humanos, com fimde que ao final seja possível compilar informações suficientes para o entendimento que houveram avanços no que tange a educação inclusiva, porém, há desafios a serem vencidos, conforme evoluímos como sociedade organizada.</p>2023-08-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22116DESENHO UNIVERSAL DE APRENDIZAGEM2023-08-04T23:57:09+00:00Adriane Manfron Vazadrianemanfron@gmail.comEverson Manjinskiemanjinski@uepg.br<p>O Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) é uma temática relativamente nova para muitos professores e que faz parte da educação inclusiva. Suas diretrizes, mais flexíveis, possibilitam o acesso de todos os alunos, independentemente de suas necessidades, a uma mesma educação. Nesse contexto, este estudo tem seu foco na educação inclusiva e nos direitos humanos, tendo como objetivos identificar, conceituar e discutir o DUA na educação inclusiva e suas nuances no processo ensino-aprendizagem.</p> <p> </p>2023-08-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22126POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA DAS CRIANÇAS NAS ESCOLAS DO CAMPO:2023-07-30T19:43:17+00:00Flávia Aparecida dos Santos Silvacoordenadoraflavia@hotmail.comMarilúcia Antônia de Resende Perozamalu.uepg@gmail.com<p>O estudo é resultante de reflexões realizadas no desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado, o qual se propõe a discutir a caracterização da educação do campo, quais as leis que estabelecem as diretrizes para esse ensino, bem como para a permanência das crianças nas escolas do campo. Partindo dessas reflexões iniciais, propõe-se como objetivo geral: identificar como o acesso e a permanência das crianças nas escolas do campo é garantida na legislação brasileira. Como objetivos específicos pretendemos: apresentar a legislação sobre a educação do campo; analisar os possíveis desafios existentes no acesso e na permanência das crianças em escolas do campo; e por fim perceber quais as ações que precisam ser realizadas, para o acesso e a permanência dos alunos em escolas do campo. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico, o qual busca o aprofundamento científico sobre a temática. O trabalho revelou que a educação do campo possui desafios; que seu reconhecimento e compreendimento por vezes são incorretos, e o acesso e a permanência das crianças nessa modalidade de ensino é em alguns momentos prejudicada, os motivos são: precariedade ou falta do transporte escolar, e a falta de compreensão sobre a importância da escolarização e valorização da cultura campesina.</p> <p> </p>2023-08-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Revista Teias de Conhecimento