https://revistas.uepg.br/index.php/teias/issue/feedRevista Teias de Conhecimento2024-10-23T22:36:15+00:00Rita de Cassia da Silva Oliveirateiasdoconhecimento@uepg.brOpen Journal Systems<p style="user-select: text;">A Revista Teias do Conhecimento é uma publicação da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e do Programa de Pós-Graduação <em style="user-select: text;">Stricto Sensu</em> Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB).</p>https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22795Desafios e estratégias na formação de professores para a educação inclusiva e direitos humanos na educação básica2024-06-16T23:52:27+00:00Marlene da Silvamarlene.silva@unesp.brElisangela Leal de Oliveira Mercadoelisangela.mercado@cedu.ufal.br<p>Este texto discute a problemática da formação de professores em educação inclusiva e direitos humanos na educação básica, com o intuito de refletir como a formação docente pode ser pensada para promover uma educação inclusiva baseada nos princípios dos direitos humanos Consiste em uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, baseada na análise de literatura relevante e dados existentes, a pesquisa examina como a formação docente pode ser aprimorada para melhor incorporar práticas inclusivas e respeitar os direitos humanos. Os resultados indicam que, apesar de avanços legislativos, persistem desafios significativos devido à falta de recursos específicos e à persistência de preconceitos. Conclui-se que a formação de professores ainda necessita de uma abordagem mais integrada que inclua não apenas conhecimento técnico, mas também competências emocionais e éticas. A pesquisa ressalta a importância de preparar educadores para serem agentes de mudança, capazes de implementar uma educação verdadeiramente inclusiva. As implicações deste estudo sugerem a necessidade de reformas nas políticas de formação docente para atender às demandas da educação inclusiva moderna.</p>2024-10-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22993Inclusão de alunos com deficiência no ensino superior brasileiro:2024-06-16T23:45:41+00:00Lucelia Mateus de Limaprofalucelialima@outlook.comEverson Manjinskiemanjinski@uepg.br<p>Com o propósito refletir sobre a efetivação da inclusão de alunos com deficiência ingressos no ensino superior, o presente artigo traz reflexões a certa da educação inclusiva no âmbito das práticas pedagógicas. Diante do novo paradigma da educação inclusiva, que exige das instituições de ensino superior apoio as políticas educacionais, é imprescindível que essas instituições implementem práticas inclusivas no ambiente universitário. O objetivo geral da pesquisa é discutir sobre as implicações existentes no processo inclusivo, visando uma educação de excelência que contribua para o processo educacional da pessoa com deficiência. Como objetivos específicos, buscamos analisar a política de educação inclusiva, compreender a realidade do processo inclusivo dentro das universidades, e refletir sobre as ações existentes com vistas à efetivação de práticas significativas para a formação profissional dos acadêmicos. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, revisando e analisando estudos e documentos relevantes sobre educação inclusiva, práticas pedagógicas e políticas educacionais. Os estudos em andamento mostram que, apesar dos progressos nas políticas de inclusão, ainda existem lacunas significativas na implementação efetiva destas políticas nas universidades. As barreiras físicas e comportamentais e a falta de recursos adequados apontam como um dos principais desafios. As implicações práticas deste estudo apontam a necessidade urgente de capacitação contínua de professores, além do desenvolvimento de infraestruturas acessíveis e recursos pedagógicos adaptados. A relevância deste estudo para o campo da Educação Inclusiva está na contribuição para a conscientização e promoção de práticas educacionais que realmente atendam às necessidades dos alunos com deficiência, fomentando uma cultura de inclusão e equidade no ensino superior</p>2024-10-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/23706A necessidade de uma educação para todos na sociedade haitiana de (1804 - 1843)2024-07-21T12:28:12+00:00Maxo St Victor240302100000@uepg.brVera Lucia Martiniakvlmartiniak@uepg.br<p>Este artigo se inscreve nos campos da história e da educação para apresentar uma análise histórica das políticas educacionais no Haiti no período de 1804 a 1843. Ele destacou as tentativas feitas durante esse período pelos primeiros líderes do Haiti para implementar a educação inclusiva. Nessa abordagem, ele também destacou os limites das políticas educacionais implementadas por essas lideranças. O objetivo do estudo foi compreender a importância atribuída à educação na política dos primeiros chefes de Estado haitianos. Para atingir esse objetivo, o estudo faz parte de uma abordagem reflexiva voltada para o materialismo histórico como metodologia de pesquisa. Para uma melhor compreensão do assunto, recorreu-se às constituições haitianas da época, a textos legislativos específicos (portarias, circulares) sobre educação e a estudos prévios de interesse para esta pesquisa. Com base na análise de nossas fontes, nosso argumento confronta uma dicotomia nas políticas educacionais dos primeiros chefes de Estado haitianos. Com base na legislação haitiana, o estudo enfatiza que a questão da educação sempre esteve na obra do legislador haitiano. Mas quando se trata de fazer cumprir as leis educacionais, os líderes não conseguiram estabelecer a educação inclusiva no Haiti. Eles deixam a maioria da população haitiana na mais profunda ignorância.</p>2024-10-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/24117Desafios institucionais e pedagógicos para a implementação da educação inclusiva em Moçambique no Século XXI: 2024-10-23T22:36:15+00:00André José Chapemaandrejoseballstrike.2022@gmail.comEverson Manjinskiemanjinski@uepg.br<p>O estudo que se apresenta neste artigo se baseia em estudo bibliográfico e tem como objectivo apresentar os desafios da educação inclusiva a sociedade Moçambicana que mostram que a inclusão escolar, especialmente após a promulgação da Declaração de Salamanca, hoje uma sugestão estadística hegemónica de educação em praticamente todo o mundo, (Basílio2024), o ideal democrático de educação para todos ainda está distante a ser alcançado. Esta abordagem visa abordar os problemas que ainda impedem a eficácia das políticas de educação inclusiva em Moçambique. O objectivo deste trabalho é delinear o caminho da educação inclusiva no país desde a sua criação até o momento actual. Parte do questionamento sobre a eficácia das políticas inclusivas, este trabalho engaja em um trabalho de conclusão do curso da disciplina de fundamentos da educação inclusiva. e o Mundo em geral, procurando assim as possíveis soluções para ultrapassar. A pesquisa mostra que a educação foi por muito tempo impedida as pessoas com deficiência. Após séculos de práticas excludentes, hoje a educação inclusiva norteia as directrizes nacionais, embora a presentando avanços evidenciados na evolução dos documentos legais nacionais e internacionais, na prática ainda não atingiu os objectivos e metas propostos em tais marcos regulatórios, assim, considero que há necessidade de continuidade do estudo e abertura para o debate sobre os desafios para educação inclusiva, a fim de, futuramente, propor soluções cabíeis para este mal. Ao se receber o aluno com deficiência a escola precisa interagir com a família e equipe médica para conhecer o diagnóstico interdisciplinar e traçar um plano individual para adequação curricular, de metodologias e avaliações que garante o respeito as especificidades do aluno. Apesar de existirem inúmeros desafios a serem superados (como falta de materiais, infra-estrutura precária, salas superlotadas) o professor precisa continuar com o compromisso de sempre buscar o melhor para todos os alunos, lutando para fazer valer os direitos já conquistados. Mesmo com os limites orçamentários, esses desafios são enfrentados. Tudo isso tem aumentado a fé em uma educação inclusiva e no alcance dos objectivos da Declaração de Salamanca (1994). Devido a isso, os processos de ensino e aprendizagem, as infra-estruturas e os currículos são adaptados sem prever as necessidades dos alunos, bem como às condições físicas da instituição de ensino. Apesar de que actualmente, já existem políticas públicas para a educação inclusiva em Moçambique.</p>2024-10-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/21606ATUAÇÃO DO EMOCIONAL NA AQUISIÇÃO DE LÍNGUAGEM2023-07-30T19:45:34+00:00Mateus Buzonmateusbuzon@hotmail.com<p>O trabalho se justifica no pensamento de que as emoções podem trazer grandes recursos ao aprendizado do estudante, sendo esse indissociável do processo estudado, dessa maneira apresenta-se a falta de pesquisas existentes sobre a relação da estrutura cerebral usada para as emoções e a aprendizagem, principalmente de uma língua e sua aprendizagem. Portanto a pergunta em que a pesquisa circunda é realmente sobre o sistema cognitivo e o emocional cerebral em relação com o aprendizado de um código, relacionando-o com os aspectos ambientais e familiares, de forma a analisar as diferenças entre um bebê e um adolescente. Lançou-se mão do método hipotético-dedutivo para a sua construção, sendo de caráter qualitativo e fez-se a análise do conteúdo da pesquisa bibliográfica usada como o procedimento. Nos encontrados destaca-se a relação da memória e a emoção, aonde fica inerente a atuação do sistema límbico neural, na qual ao relembrar de um evento também se sente a emoção que acorrera estabelecendo um reflexo com o passado, assim como ficou estabelecida a semelhança de um aprendizado emocional entre bebês e adolescentes, além de mostrar que as emoções positivas conseguem trabalhar e abranger uma maior parte cerebral, isso é, dentro de conceitos motivacionais realizando ligações mais fortes entre as células neurais, operando em um modo multifocal indissociavelmente importante para o aprendizado.</p>2024-10-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22972Análise das interseções entre inclusão digital, desigualdades sociais e direitos humanos na formação de professores do curso normal de nível médio2024-06-16T23:48:31+00:00Rodrigo Anderson da Silva Kolosque Baenarodrigokolosque@gmail.comKarina Marconkarina.marcon@udesc.br<p>Este estudo explora a intersecção entre inclusão digital, desigualdades sociais e direitos humanos na educação, com ênfase no curso normal de nível médio. Objetivo: Analisar como a inclusão digital pode ser um elemento crucial para promover os direitos humanos e reduzir as desigualdades sociais na educação. Metodologia: Utilizou-se uma abordagem qualitativa baseada em revisão bibliográfica e análise documental. Resultados: A pesquisa revelou que a inclusão digital no curso normal de nível médio pode facilitar a formação de educadores preparados para enfrentar os desafios de um mundo digitalizado, promovendo uma educação mais inclusiva e equitativa. Conclusões: Conclui-se que a democratização do acesso digital e a formação docente orientada por princípios de direitos humanos são fundamentais para construir um futuro educacional inclusivo e justo</p>2024-10-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/23573ADEQUAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM DIREITO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS2024-06-24T23:01:53+00:00Janaina de Melo Nogueira Guimarãesjanainademelonogueira@gmail.comMárcia dos Santos Ferreiramsf@ufmt.br<p>A adequação curricular, uma das principais bandeiras da educação inclusiva e compreendida como o ajuste das estratégias de ensino para acolher os estudantes com necessidades educacionais especiais, assume diversas nuances dependendo da realidade da escola. Esse artigo tem como objetivo principal enfatizar a efetivação da adequação curricular como um direito do aluno. Por meio de pesquisa bibliográfica e com base em relatos de experiências como professora regente em sala de recursos generalista, o texto propõe uma reflexão a respeito da premissa da educação inclusiva com base nos dispositivos legais e apresenta algumas dissonâncias existentes entre os textos jurídicos que garantem direitos e a realidade da maioria das escolas que nem sempre estão preparadas para acolher essa demanda. Em seguida, a adequação curricular é apresentada como um direito do aluno e como estratégia pedagógica nem sempre efetivados por falta de formação e informação. Os progressos relativos ao fortalecimento da educação inclusiva são inegáveis, mas ainda há um longo percurso para que os princípios dos principais dispositivos legais atinjam as prerrogativas desejadas.</p>2024-10-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/23831Análise dos avanços e perspectivas da educação inclusiva no Brasil e Moçambique:2024-08-20T01:34:01+00:00Noemi Teresinha Gorte Nolevaikontgnolevaiko@gmail.comEverson Manjinskiemanjinski@uepg.br<p>Os países Brasil e Moçambique têm adotados diversas políticas e iniciativas voltadas para a educação inclusiva, com o objetivo de garantir que as crianças tenham acesso à educação de qualidade. No Brasil, a educação inclusiva se consolida por meio de legislações como a Lei Brasileira de Inclusão e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Em Moçambique, a inclusão educacional é promovida pela Política de Educação Inclusiva, implementada em 2018, que visa integrar crianças com necessidades especiais no sistema regular de ensino. O estudo focou nos países Brasil e Moçambique buscando saber quais os avanços e perspectivas regem a educação inclusiva nestes países, por meio de uma pesquisa qualitativa com abordagem documental e bibliográfica. Os resultados da pesquisa apontam para os marcos legais com garantia de acesso e permanência de estudantes com deficiência nas escolas regulares, no entanto, persistem desafios como a falta de infraestrutura adequada, formação insuficiente de professores, preconceitos sociais, carência de recursos e práticas excludentes. Concluímos que ambos os países demonstram um crescente compromisso com a educação inclusiva, contudo há necessidades urgente de estratégias mais eficazes e investimentos contínuos para superar as barreiras existentes e garantir uma educação verdadeiramente inclusiva par todos os alunos</p>2024-10-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22862Direitos Humanos e Educação Inclusiva: 2024-06-16T23:51:45+00:00Jessica Cenci Gasperinjehcg@hotmail.comGabriela Maria Dutra de Carvalhogabriela.carvalho@udesc.br<p>Esta pesquisa tem a seguinte problemática como base: qual a relação entre educação inclusiva e os direitos humanos? A partir dela se identifica o seu objetivo principal, que é identificar a relação entre educação inclusiva e direitos humanos. Além disso, objetiva de forma mais específica: explicar quais as características de uma escola inclusiva e seu processo de ensino-aprendizagem; e, apresentar a importância da educação para os direitos humanos, e seus desdobramentos. Para realização desta pesquisa será utilizada como metodologia a revisão bibliográfica de natureza qualitativa, tomando por base à conceituação e visão de autores que discorrerem sobre os dois eixos em destaque. Dentre esses autores pode-se citar Mantoan (2015), Carvalho (2019), Herrera Flores (2009) e Candau (2012), sendo realizada em livros e artigos. Assim, a pesquisa foi dividida em dois subcapítulos, de modo que o primeiro aborda a educação inclusiva, suas características e práticas pedagógicas. Já o segundo trata sobre os direitos humanos e a concepção de educação para os direitos humanos. No decorrer do texto, demonstra-se quais as relações encontradas entre os dois eixos, ou seja, os principais resultados encontrados no estudo. Dentre esses, pode-se citar o entendimento de que além de uma escola inclusiva se torna importante a construção de um mundo inclusivo, no qual todas as pessoas têm acesso às oportunidades de ser e de estar na sociedade de forma participativa, na qual as oportunidades são iguais e as características individuais são respeitadas, sem esquecer da busca constante pela justiça social.</p>2024-10-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/23001Princípios dos direitos humanos na educação inclusiva de alunos com transtorno do espectro autista no Brasil2024-06-16T23:44:20+00:00Claudete de Oliveira Meloclaudete_melo@hotmail.comRita de Cassia da Silva Oliveirasoliveira@uepg.br<p>Este estudo analisa os princípios dos direitos humanos na promoção da educação inclusiva de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico dos estudos existentes sobre o tema, bem como definições pertinentes à Educação Especial e ao delineamento do público-alvo da Educação Especial. A pesquisa investigou a construção da legislação relacionada à educação de pessoas com deficiência, destacando a evolução da inclusão na educação brasileira e a influência significativa dos movimentos sociais na melhoria educacional desses indivíduos. O foco está centrado no aluno com TEA, abordando sua definição e particularidades, bem como os avanços e desafios na inclusão desses sujeitos na educação regular de ensino, em classes comuns. Entre os desafios identificados, destacam-se a falta de conhecimento sobre o autismo, a necessidade de adaptações curriculares, metodologias ativas, estratégias de desenvolvimento da aprendizagem e a formação docente inadequada para atender às necessidades específicas desses alunos. Além disso, foram discutidas questões relacionadas ao apoio e à parceria da comunidade escolar, juntamente com as famílias e demais membros da comunidade, ressaltando sua importância para a efetiva inclusão desses sujeitos no meio social. Especificamente, a discussão apresenta resultados como a necessidade de programas de formação continuada para educadores e a criação de políticas públicas que facilitem a implementação de práticas inclusivas. Também são abordados exemplos de adaptações curriculares e metodologias eficazes para o ensino de alunos com TEA, demonstrando a viabilidade e os benefícios dessas práticas para a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade.</p>2024-10-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/23709Reflexões sobre os princípios dos direitos humanos e a educação inclusiva: uma análise quali-quantitativa com discentes de mestrado 2024-07-22T00:11:01+00:00Andréa Vieira Siqueira Laplechadeavs.laplechade@unesp.brAline Cordeiro dos Santos cordeiro.santos@unesp.brMaria Candida Soares Del-Massodel.masso@unesp.br<p>Evidenciamos a importância de se debater com discentes sobre a educação inclusiva para a promoção dos direitos humanos nos processos educacionais. Objetivamos analisar e refletir sobre os princípios dos direitos humanos e seus impactos para uma educação inclusiva, sob o ponto de vista dos discentes no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI). De natureza quali-quantitativa, composto por um questionário com 19 perguntas estruturadas em três eixos: o perfil do estudante do PROFEI; a caracterização da área de atuação; e, por último, reflexões críticas dialogadas sobre direitos humanos como prática inclusiva. A pesquisa foi realizada no período de 11 e 12 de dezembro de 2024 e contou com a participação de 12 discentes, durante a finalização da disciplina de <em>Princípios da Educação Inclusiva em Direitos Humanos.</em> O debate teórico foi refletido pelo viés freiriano. Para a análise dos dados qualitativos, os resultados foram examinados via análise de conteúdo de Bardin (2004) a partir da exploração do material, para que as unidades de significado semelhantes fossem agrupadas, considerando recortes semânticos (temas). Os dados quantitativos foram sistematizados no programa <em>Microsoft Excel</em>, resultando em gráficos e tabelas, sendo posteriormente analisados. Entre os resultados observamos unanimidade entre os participantes pela atuação como docentes da Educação Básica, inseridos numa diversidade cultural, de pensamentos e de contextos educacionais, verificando-se a necessidade de formação continuada. Conclui-se a precisão de se firmar um compromisso com práticas pedagógicas críticas associadas ao currículo, com base na promoção dos direitos humanos a fim de se construir uma educação inclusiva.</p>2024-10-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22062Gênero no campo, conflitos geracionais e luta por políticas públicas no contexto campesino2023-07-30T19:58:00+00:00Andréia Luciane dos Santos Nevesandreiasantos026@hotmail.comRita de Cassia da Silva Oliveirasoliveira@uepg.br<p>Este artigo tem como objetivo analisar as relações de gênero no contexto do campo brasileiro. Nossas análises são decorrentes da pesquisa de doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), acerca das questões de gênero na divisão sexual do trabalho e do protagonismos feminino no contexto das escolas do campo. Os encaminhamentos teórico-metodológicos que adotamos fundamentam-se na teoria decolonial, para tratar do protagonismo feminino das mulheres do campo e para falar das múltiplas opressões que vivenciam e como estas jovens mulheres vão resistindo a essas opressões. Concluímos que, somente por meio da efetivação de políticas públicas afirmativas em torno do gênero é possível realizar o enfrentamento das desigualdades das mulheres camponesas e das juventudes do campo e garantir a autonomia financeira desses trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar e evitar em partes o êxodo rural</p>2024-10-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22979Os Direitos Humanos e a inclusão de estudantes imigrantes no espaço escolar2024-06-16T23:47:46+00:00Juliane Edineia Rodrigues Ferreira Richeski Pereira23020522010@uepg.brEdina Schimanskiedinaschi@gmail.com<p>O aumento do fluxo de estudantes imigrantes no espaço escolar faz repensar a inclusão da interculturalidade e cidadania global. Para isso, a escola é a porta de entrada de mosaicos culturais, a presença de estudantes de várias nacionalidades demanda reconhecimento, integração, oportunidade e igualdade de direitos à educação. Os professores são agentes de mudança embasados na garantia de educação para todos conforme lista na Constituição brasileira e respeito a dignidade humana dos Direitos humanos, este artigo baseou-se na pesquisa bibliográfica sobre a dimensão histórica, sociocultural e política de sistemas educacionais inclusivos, além de documentos inclusivos no âmbito internacional. Objetiva-se demonstrar que os estudantes imigrantes estão respaldados nos marcos legais e que merecem ser incluídos com garantias iguais na educação.</p> <p><strong> </strong></p>2024-10-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/23642Valorizando os Direitos Humanos na educação inclusiva: desafios e prevenção de estafas para professores de educação infantil2024-07-08T23:09:03+00:00Salete Szymonkasaahszymonka@gmail.comEverson Manjinskiemajinski@uepg.br<p>A inclusão de alunos com necessidades especiais nas salas de aula regulares de educação infantil apresenta diversas dificuldades para os professores. O objetivo deste estudo é identificar as barreiras significativas e desenvolver estratégias para criar um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseia-se em revisões bibliográficas e observações da prática em sala de aula. Os resultados indicam que a sobrecarga docente é um desafio constante, impactando a saúde física, emocional e mental dos professores. Conclui-se que a responsabilidade pela educação inclusiva deve ser compartilhada por professores, sistema educativo, políticas públicas e sociedade. É essencial implementar estratégias eficazes para apoiar os professores, garantindo uma educação de qualidade para todos</p>2024-10-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/24116Formação de professores:2024-10-23T22:20:21+00:00Diamantino Hilário Nortedianorte@gmail.comEverson Manjinskiemanjinski@uepg.br<p>Este artigo de revisão discute a formação de professores como um direito essencial para a inclusão de crianças com necessidades especiais nas escolas primárias de Moçambique. O plano Curricular de Formação, aprovado pela lei 18/2018, introduziu disciplinas de Necessidades Educativas Especiais (NEE), Braille e Lingas de sinais nos Institutos de Formação de Professores, com o princípio pedagógico de "inclusão equidade e igualdade de oportunidade em todos os subsistemas de aprendizagem". No entanto, o elevado número de alunos com necessidades especiais, aliado à falta de material, equipamento adequados e à insuficiente de formação prática dos professores, caracteriza o problema central deste estudo. Utilizando um paradigma interpretativista e reflexivo, com metodologia qualitativa, foram realizadas leituras bibliográficas de autores que abordam Direitos Humanos e NEE, além de planos estratégicos, curriculares e programas de cursos de formação de professores, e leis da Republica de Moçambique. Os resultados destacam a necessidade urgente de melhor preparação dos formadores e professores para identificar e apoiar alunos com necessidades especiais. Este estudo pode auxiliar formadores e jovens professores a desenvolverem competências necessárias para um ensino inclusivo eficaz nas Escolas Primárias. Definiu se os seguintes objectivos específicos: i: Identificar como as escolas estão preparadas para o ensino inclusivo, ii) descrever como pode ser transferido competências de ensino inclusivo, iii) Esclarecer na prática a produção e funcionamento do material, equipamentos e instrumentos usados ao preparar professor para ensinar turmas com crianças que precisam de cuidados especiais.</p>2024-10-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22898LEITURAS DAS BIBLIOGRAFIAS E DOMÍNIO DA METODOLOGIA CIENTÍFICA NA GRADUAÇÃO2024-06-16T23:51:04+00:00Cláudio Rodrigues da Silvasilvanegrao@gmail.com<p>Apresentam-se aspectos dos resultados de estudo exploratório, de abordagem qualitativa, baseado em dados empíricos, levantados especialmente por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes do Ensino Superior acerca da realização das leituras das bibliografias básicas e/ou complementares das disciplinas dos respectivos cursos por graduandos. Enfatizam-se posicionamentos de participantes que estabelecem relações diretas ou indiretas entre a realização dessas leituras e o domínio dos princípios básicos da metodologia científica em nível de Graduação. Destaca-se que os participantes apresentam diferentes posicionamentos acerca das leituras. A maioria compreende as leituras como um dos principais elementos e, também, como um dos principais desafios de cursos de Graduação. Entre os apontamentos mais recorrentes dos pesquisados está a não realização das leituras ou a sua realização de forma superficial/parcial por um contingente de estudantes, postura incompatível com o Ensino Superior. Outro aspecto ressaltado é o domínio insuficiente da metodologia científica, fator que compromete o nível de autonomia intelectual e de criticidade dos graduandos, inclusive para a realização dessas leituras. Constatam-se indicativos de ressonâncias recíprocas, diretas ou indiretas, entre os níveis de domínio da metodologia científica e a realização das leituras pelos graduandos. Os indicativos são de que os desafios pedagógicos envolvendo as leituras no Ensino Superior tendem a se intensificar.</p>2024-09-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/23525Direitos Humanos, educação inclusiva e saberes docentes: desafios e perspectivas para a formação de professores do AEE2024-06-13T17:50:32+00:00Estêvão Barbosa dos Santosestevao.barbosa@unemat.brMarion Machado Cunhamarion@unemat.br<p>Este artigo analisa a articulação entre os princípios dos direitos humanos, a educação inclusiva e os saberes de experiência dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A Educação Inclusiva é entendida como um processo que visa garantir o acesso, a permanência e o sucesso de todos os estudantes, respeitando e valorizando suas peculiaridades. Para tanto, realizou-se leituras que abordam essa temática, bem como documentos que orientam as políticas públicas de educação no Brasil e no mundo, trata-se de um levantamento bibliográfico qualitativo com abordagem descritiva, por meio de estudos, em pesquisa de relevância sobre o assunto em destaque. Constatou-se que há uma convergência entre os princípios dos direitos humanos e a educação inclusiva, uma vez que defendem a dignidade, igualdade, liberdade e a participação de todas as pessoas na sociedade, sem discriminação ou exclusão. Também colocamos em relevo alguns desafios para a efetivação dessa articulação na prática educativa, tais como: a necessidade de uma formação docente que contemple a inclusão, a garantia de recursos materiais e pedagógicos acessíveis, a promoção de uma cultura de respeito à diversidade e a participação efetiva da comunidade escolar. Por fim, considera-se que a articulação entre os princípios dos direitos humanos e a educação inclusiva é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e democrática</p>2024-10-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Teias de Conhecimentohttps://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/23720Desafios na implementação da educação inclusiva em Moçambique: 2024-07-24T10:53:26+00:00Ismael Xavier Chovequeclesioismaelxavierchoveque@gmail.comEverson Manjinskiemanjnski@uepg.br<p>Educação inclusiva em Moçambique, é um pacote novo na sua implementação. O objectivo deste estudo é avaliar os desafios na implementação da educação inclusiva em Moçambique, a pesquisa é de natureza qualitativa, baseou-se em revisões bibliográficas onde foi recorrido os autores como: Chambal (2011); Soniva (2022); Rogalski (2010); Favero et al (2009); Frias e Menezes (2009); Nguenha (2018); Cruz (2012) e nas experiencias profissionais enquanto professor. Por meio da análise dos escritos destes e ademais autores, os resultados mostram a não formação ou capacitação de professores na área específica para atender a qualquer tipo de criança com deficiência, as infra-estruturas inadequadas e falta de materiais didácticos, são os desafios pontuais na implementação da educação em Moçambique. Concluiu-se que o Ministério de Educação deve introduzir a disciplina de necessidades educativas especiais em todas instituições de formação, apostando na formação de professores, a reconstrução ou construção das infra estruturas devem ser feitas para garantir o acesso de quaisquer diferenças das crianças, e equipa-las didacticamente para que o acesso a aulas seja inclusivo. Para tal o governo deve por em prática e criar mais politicas, estratégias para que responda efectivamente a demanda do direito a educação e garantindo uma educação inclusiva, quantitativa e de qualidade para todos.</p>2024-10-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Teias de Conhecimento