Sobre a Revista

 

FOCO E ESCOPO

Tempo, Espaço e Linguagem (TEL) - ISSN 2177-6644 é um periódico eletrônico do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO, Campus Irati), fundada em 2010. A revista tem periodicidade semestral e possui como eixo central publicar artigos, ensaios, projetos de pesquisa, resenhas, entrevistas e dossiês referentes ao campo da História.

Embora o PPGH-UNICENTRO esteja situado na área de concentração “História e Regiões”, a revista tem como norte estabelecer um espaço de debate historiográfico que contemple a produção cientifica atual em sua diversidade teórico-metodológica e temática. São bem-vindas, também, contribuições de alguma forma alinhadas como o conhecimento histórico, a exemplo da Sociologia, Antropologia, Educação e Ciência Política.

São aceitos trabalhos em coautoria, exceto aqueles que envolvam parceria entre orientador(a) e orientando(a). Destaca-se ainda, que a TEL tem como política limitar o número de publicações de professores oriundos da UNICENTRO.

 

AVALIAÇÃO

Novo Qualis CAPES – História (2017-2019): B3 - Ainda não oficializado

Quadriênio 2013-2016 – História: B5

Triênio 2010-2012 – História: B5

 

PERIODICIDADE – POLÍTICAS DE SEÇÃO

A TEL, periódico semestral, publica duas edições regulares anuais. Em geral, conforme o fluxo das contribuições submetidas e as aprovações destas, cada edição da revista é composta pelas seguintes seções:

Artigos de Dossiê: em todo número a revista publicará um dossiê temático. A temática desta seção será escolhida previamente pelo Conselho Editorial e divulgada nos editais de chamada com a antecedência máxima possível de seu número de publicação. Os textos desta seção passam pela avaliação dos organizadores do dossiê e de avaliadores externos.

Artigos livres: publica, sob forma de artigo, trabalhos resultantes de pesquisas originais ou de revisão bibliográfica, concluídas totalmente ou com conclusões parciais. Os textos devem ser inéditos em periódicos de qualquer espécie, bem como em capítulos de livros, publicados ou no prelo. O fluxo para recebimento de Artigos Livres é contínuo. Os textos nesta seção são avaliados a partir do sistema double-blind peer review.

Ensaios: destina-se à publicação de textos que tratam de um recorte específico nas áreas das Humanidades, em temática livre. Embora não sejam extensos e nem tenham a profundidade de um artigo, situam essa temática com relação à área estudada. Os textos nesta seção são avaliados a partir do sistema double-blind peer review.

Projetos de Pesquisa: destina-se à publicação de projetos de mestrado e doutorado ainda em fase de elaboração ou execução. Os originais devem apresentar campos básicos de um projeto de pesquisa, tais como apresentação, justificativa, objetivos, metodologia e bibliografia. Nesta seção os textos são avaliados por um membro do Conselho Editorial e um parecerista externo.

Entrevistas: publica opiniões e/ou declarações de profissionais da área de História ou disciplinas afins que envolvam questões pertinentes ao debate historiográfico. Os textos nesta seção são avaliados pelo Conselho Editorial.

Resenhas: publica apreciações de livros nacionais e estrangeiros.  As obras resenhadas não podem ter mais de três anos de publicação, no caso de obras brasileiras, ou mais de cinco anos de publicação, no caso de obras estrangeiras. Os textos nesta seção são avaliados pelo Conselho Editorial.

Tradução: publica traduções de artigos ou capítulos de livros editados em língua estrangeira, desde que comprovada a autorização pelo proprietário dos direitos autorais do texto original. O aceite da publicação é dado pelo Conselho Editorial

 

INDEXADORES

  • Latindex;
  • Crossref;
  • Sumários.org;
  • Google Scholar;
  • Journals for Free (J4F);
  • World Catalog (WorldCat)
  • Portal de Periódicos CAPES;
  • Open Journal Systems (OJS);
  • Electronic Journals Library (EZB)
  • Directory of Open Access Journals (DOAJ);
  • ROAD - Directory of open access scholarly resources;
  • Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (REDIB);
  • Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM);

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

A Revista TEL publica trabalhos de pesquisadores com a titulação mínima de mestre, exceção feita às resenhas, abertas a graduandos, e aos projetos de pesquisa, seção que aceita contribuições de mestrandos e doutorandos.

Os trabalhos devem seguir rigorosamente as Normas de Publicação disponíveis nas Diretrizes para Autores. A Comissão Editorial realiza uma triagem inicial para garantir a adequação completa às Normas de Publicação.

Os originais submetidos são avaliados pelo sistema double-blind peer review. Por isso, devem ser enviados sem qualquer identificação dos autores.  As propostas de Artigos livres, Ensaios e Projetos de Pesquisa serão enviadas para dois (2) pareceristas (sendo um pesquisador do Conselho Consultivo e um convidado), havendo divergências entre os pareceres, um terceiro avaliador será consultado. As Resenhas, Entrevistas e Traduções serão avaliadas pelo Conselho Editorial.

Os resultados do processo avaliativo da Revista TEL podem ser: ACEITO (sem modificações necessárias), ACEITO COM CORREÇÕES OBRIGATÓRIAS (essa opção não implica necessariamente no retorno da nova versão do texto ao parecerista - o Conselho Editorial poderá avaliar se as correções foram realizadas satisfatoriamente); RECUSADO (não caberá nenhum tipo de recurso).

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE E ABERTO

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

PRINCÍPIOS ÉTICOS E BOAS PRÁTICAS

A TEL, tem como compromisso cumprir as boas práticas no que diz respeito às questões éticas para a editoração científica de periódicos. O plágio, problemas relacionados à autoria e à originalidade, além de outros aspectos que possam ser considerados antiéticos, serão revogados. Ao enviarem contribuições para a revista, os (as) autores (as) alegam tratar-se de trabalho original, nunca antes publicado (mesmo que em processo de avaliação) por outro periódico, ou como capítulos de livro (publicados ou no prelo).

 

EQUIPE EDITORIAL

A esquipe editorial da revista TEL é composto por:

Editor-Chefe: reservado a um professor (a) do PPGH-UNICENTRO;

Editor-Assistente: reservado a estudantes do PPGH-UNICENTRO;

Editores-Convidados: reservado a pesquisadores (as) proponentes de dossiês;

Conselho Editorial: Reservado a pesquisadores (as) de Instituições de Ensino Brasileiras e Estrangeiras. Atualmente o Conselho é composto por 60% de pesquisadores brasileiros de diferentes instituições públicas brasileiras e 40% de pesquisadores estrangeiros;

Conselho Consultivo: Reservado a pesquisadores (as) de Instituições de Ensino Brasileiras e Estrangeiras. Atualmente o Conselho é composto por 70% de pesquisadores brasileiros de diferentes instituições públicas brasileiras e 30% de pesquisadores estrangeiros.

Revisores: reservado a Professores do PPGH-UNICENTRO.

 

APOIO

Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) – Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO, Campus Irati.

Centro de Documentação e Memória (CEDOC)

Núcleo de História da Violência (NUHVI)

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES)

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)