Chamada para Artigos - Dossiê: "Alimentação e abastecimento no mundo Luso-brasileiro (séculos XVI-XXI)"

2024-03-11

CHAMADA PARA ARTIGOS

DOSSIÊ: "Alimentação e abastecimento no mundo Luso-brasileiro (séculos XVI-XXI)"

Segue para conhecimento e divulgação a chamada do dossiê: "Alimentação e abastecimento no mundo Luso-brasileiro (séculos XVI-XXI)que irá compor o número 02 (Julho-Dezembro) de 2024 da Revista Tempo, Espaço e Linguagem (Qualis B1). A Revista recebe também contribuições em fluxo contínuo de artigos livres e ensaios em português, inglês e espanhol.

 

PROPOSTA:

 

O que sai da cozinha e vai à mesa e à boca resulta de muitos saberes que envolvem desde as maneiras de produzir, armazenar, transportar e distribuir até aos diferentes modos de preparação e consumo. Consumo, esse, realizado preferencialmente em ambiente de convívio, no âmbito de diversas formas de sociabilidade, em casa, no café, no restaurante, entre familiares, amigos ou colegas. 

Ao longo dos tempos e nos vários espaços, os alimentos e os pratos confecionados transformam-se, adaptam-se, sofrem influências e reelaboram-se em resultado do clima, das existências locais, da imigração, dos interditos religiosos, da necessidade e até da publicidade, num processo dinâmico. 

A proposta deste dossiê temático tem, portanto, como objetivos principais o estudo da alimentação e do abastecimento numa cronologia dilatada, compreendendo temas como hábitos alimentares, maneiras de preparação e consumo dos alimentos, políticas régias e municipais relativas ao cultivo, importação, transporte e comercialização, bem como instituições envolvidas nestes processos, desde os espaços de abate de animais passando pelos circuitos de distribuição, sem esquecer feiras, praças e mercados, incluindo os seus projetos, construções e finalidades. A proposta acolherá análises de distintas abordagens e contextos históricos privilegiando o espaço luso-brasileiro de forma ampla e abrangente, a fim de abarcar nuances. 

A relevância destes temas torna-se clara quer em tempo de paz quer em momentos de guerra, tendo em conta as dificuldades de abastecimento em períodos de escassez ou em épocas de fortes perturbações, como o período pandémico que se viveu, com o isolamento das populações, o que promoveu novas formas de abastecimento com recurso a aplicativos, facilitando de maneira cada vez mais importante as entregas domiciliárias por meio de empresas, criadas ou desenvolvidas para o efeito. Afinal, no passado como em tempos recentes, o trivial, por vezes, pode ser algo complexo.

 

A organização do dossiê será feita por Valter Martins (Universidade Estadual do Centro-Oeste) & Isabel Drumond Braga (Universidade de Lisboa).

 

Submissões até: 15  de agosto de 2024 pelo endereço eletrônico da revista: Tempo, Espaço e Linguagem (TEL). 

 

 

Contamos com a divulgação e futuras contribuições!

 

Equipe Editorial TEL