Educação do/no campo e alfabetização em classes multisseriadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20230020

Resumo

O presente artigo traz algumas reflexões sobre a educação do/no campo e a alfabetização em classes multisseriadas tendo por base as concepções e condições de existência dos povos que habitam este espaço, sob o olhar do trabalho escolar no reconhecimento e valorização da identidade de crianças. Tem por objetivo:  compreender sobre o processo de multisseriação na educação do campo no que se refere às concepções e condições de existência, bem como o processo de ensino e aprendizagem desenvolvido naquele espaço. Trata-se de um recorte da revisão de literatura da dissertação de Mestrado em Educação, concluído no ano 2022, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGed, da Universidade Federal do Piauí- UFPI.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dilmar Rodrigues da Silva Júnior (UFPI), Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGed/ da Universidade Federal do Piauí- UFPI, na Linha de Pesquisa: Formação De Professores e Práticas da Docência. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalidade Docente- NUPPED (UFPI). Atualmente, é Supervisor Pedagógico efetivo na Prefeitura Municipal de Codó e Professor efetivo dos anos iniciais do ensino fundamental na Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caxias (SEMECTI), de Caxias/MA.

Antonia Edna Brito (UFPI), Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Piauí (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Piauí, lotada no Centro de Ciências da Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPI, vinculada à linha de pesquisa Formação de professores e Práticas da Docência. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalização Docente em Pedagogia/NUPPED. Associada na Associação Brasileira de Alfabetização e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph). Tem experiência na educação básica (atuou como professora da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio). Foi coordenadora pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi chefe do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (1997 a 1999). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPI. Atuou como membro da CPA/UFPI (2012 a 2013. Tem interesse nos seguintes temas: formação de professores, alfabetização, práticas da docência, educação infantil e pesquisa autobiográfica.

Downloads

Publicado

2023-06-19