Educação Anticolonial a partir das perspectivas de Bell Hooks e Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20230025

Resumo

O artigo discute a educação anticolonial a partir do aporte teórico de bell hooks e Paulo Freire. Realizamos uma incursão teórica nas obras destes e outros autores a fim de destacar a importância de uma educação que reconheça e desperte a voz dos/as estudantes rumo à uma educação como prática de liberdade. Apresentamos a pretagogia como proposta para aulas em que saberes antirracistas sejam contemplados no fazer pedagógico. Compreendemos que, para a construção de uma educação anticolonial, são necessárias mudanças na produção dos saberes e fazeres didático-pedagógicos do cotidiano escolar. As epistemologias decoloniais e feministas tem nos proporcionado pistas para a execução de uma educação cada vez mais democrática e equitativa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Diônvera Coelho da Silva (UFPel), Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), bolsista CAPES, Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Lucas Antunes Machado (UFRGS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorando em Sociologia (PPGS/UFRGS) e mestre em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI/UFRGS); Especialização em Educação em Direitos Humanos (UFABC); Licenciado em Sociologia (UNIASSELVI); e Bacharel em Psicologia (PUCRS). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Violência (NEPEVI/PUCRS), do Núcleo de Ecologias Cognitivas (NUCOGS/UFRGS) e do Coletivo bell hooks: Formação e Políticas do Cuidado (PPG Psicologia Social e Institucional/UFRGS). Atualmente é professor titular no curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera e tem-se dedicado a estudar o pensamento e a obra de bell hooks; intereseccionalidades e marcadores sociais da diferença na educação; feminismos negros e (auto)biografias sociológicas. 

Giovana Pontes Farias (UFPel), Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mestra em História pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Licenciada em História na FURG.

Livian Lino Netto (UFPel), Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa Epistemologias Descoloniais, Educação Transgressora e Práticas de Transformação, da Universidade Federal de Pelotas. Mestra em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas, e licenciada e bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2023-06-19