O aterrissar na Pós-Graduação

Construção da identidade, engajamento profissional, desafios e possibilidades de pesquisadores iniciantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20230018

Resumo

O principal objetivo deste estudo é situar o pesquisador iniciante ao âmbito da pós-graduação em educação, considerando a cientificidade como um campo ainda desconhecido para este agente. Para isso, recorre-se à pesquisa bibliográfica, a qual foi realizada na ementa da disciplina de Pesquisa em Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação I do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná no ano de 2021. A partir da produção de dados, discorre-se sobre a cientificidade posta à seletividade academicista; aborda-se a construção da identidade do pesquisador educacional; a metodologia qualitativa e, por fim, trata-se do engajamento do professor, destaque nas pesquisas educacionais.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
144
Jun 19 '23Jun 22 '23Jun 25 '23Jun 28 '23Jul 01 '23Jul 04 '23Jul 07 '23Jul 10 '23Jul 13 '23Jul 16 '237.0
|

Biografia do Autor

Mayara Rabe Camargo (UFPR), Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pós-graduada em Neuropsicopedagogia. Pedagoga SEED-Paraná. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná. 

Downloads

Publicado

2023-06-19