O aterrissar na Pós-Graduação
Construção da identidade, engajamento profissional, desafios e possibilidades de pesquisadores iniciantes
DOI:
https://doi.org/10.5935/2177-6644.20230018Resumo
O principal objetivo deste estudo é situar o pesquisador iniciante ao âmbito da pós-graduação em educação, considerando a cientificidade como um campo ainda desconhecido para este agente. Para isso, recorre-se à pesquisa bibliográfica, a qual foi realizada na ementa da disciplina de Pesquisa em Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação I do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná no ano de 2021. A partir da produção de dados, discorre-se sobre a cientificidade posta à seletividade academicista; aborda-se a construção da identidade do pesquisador educacional; a metodologia qualitativa e, por fim, trata-se do engajamento do professor, destaque nas pesquisas educacionais.
Métricas
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 TEL Tempo, Espaço e Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.