Migração e violência em Desesterro, de Sheyla Smanioto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20230037

Resumo

O romance contemporâneo Desesterro, de Sheyla Smanioto, traz em seu enunciado a dor de várias Marias espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. A obra narra a história de quatro gerações de mulheres que vivem à margem da sociedade, inseridas em um ciclo de violência física, psicológica, sexual, financeira e moral. Essas violências são perpetradas pelo único personagem masculino da obra, que as leva à subordinação e à opressão, deixando, inclusive, de terem o direito de escolher sobre a sua vida e sobre o seu próprio corpo. O objetivo do estudo, então, é o de analisar, no percurso da personagem Maria Menina, presente em Desesterro, essa realidade de violência e abuso contra as mulheres, ou seja, as representações dessa violência, assim como seus possíveis significados. Essa violência contra a mulher se mostra enraizada em nossa sociedade patriarcal; porém, a perspectiva trazida pela autora apresenta as mulheres e as suas dores como elementos capazes de ressignificar as relações sociais e seu conjunto de valores.

Palavras-chave: Violência. Migração. Mulheres.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Henrique Roriz Aarestrup Alves (UNEMAT), Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e Doutorado e Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Realizou pós- doutorado no POSLIT, na Universidade Federal de Minas Gerais (2017). É professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Rosana Barbosa Moreira (UNEMAT), Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT

Mestranda pela Universidade Estadual de Mato Grosso- UNEMAT. Servidora do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso. Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (2008). Especialista em Direito Público pela Universidade Anhanguera- Uniderp (2016)

Downloads

Publicado

2023-11-23

Edição

Seção

Dossiê | Special Issue | Dossier