As trajetórias (auto) biográficas de um professor de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20240021

Resumo

O presente artigo se debruça nas trajetórias de vida, de formação, de trabalho e de desenvolvimento profissional de um professor de história, objetivando a compreensão e análise destes percursos, considerando as diversas nuances das lentes teórico-metodológicas da abordagem (auto) biográfica no campo educacional e na constituição da formação do professor e da pesquisa. Para tanto, o artigo empreendeu uma discussão com a literatura especializada para fundamentar as propostas de possíveis compreensões das narrativas do docente, bem como, a apresentação de excertos das narrativas do professor. Assim, o texto percorreu um processo de reconhecimento das experiências, memórias e subjetividades do professor em interface com os aspectos coletivos do mundo social, chamando atenção para a proposição de possíveis outras pesquisas.


Palavras-chave: Pesquisa (auto) biográfica.  Formação docente. Desenvolvimento profissional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Caio Corrêa Derossi (UENF), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Mestre em Educação (2021) e Licenciado em História (2018) ambos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É especialista em Docência com Ênfase na Educação Básica (2022) pelo Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais (IFMG) e em Docência e Prática de Ensino em História (2022) pela UniAmérica/Faculdade Descomplica. Atualmente curso Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), de modo semipresencial pelo Consórcio CECIERJ. Foi aluno-pesquisador e bolsista (2013-2014) de pré-iniciação científica pelo projeto Jovens Talentos para a Ciência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Foi bolsista Capes\CNPq (2017-2018), do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Foi membro fundador e foi Diretor de Gestão de Pessoas da ConHis (Consultoria em História), Empresa Júnior de História da UFV (2017-2018). Representante Discente (2017-2018) da Comissão Coordenadora do Curso de História da UFV. Foi Monitor Bolsista Níveis I e II (2018-2019) das áreas de Psicologia e de Fundamentos do Departamento de Educação da UFV. Realizou Estágio em Docência durante o mestrado (2019) na disciplina de Avaliação do curso de Pedagogia da UFV. Integra os seguintes grupos de estudos e pesquisas registrados no Diretório do CNPq: Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo - UFPA); Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades (LAPETHI - UFRRJ), do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto) biográficas (GEPAS - UVA - Universidade Estadual do Vale do Acaraú) e do Grupo de Pesquisa Vivências e Didáticas Autorais (VIDA - UFF). Têm interesse na áreas: Formação de Professores, Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional da Docência, Aprendizagem Docente, Socialização Profissional da Docência, Narrativas e História da Educação.

Downloads

Publicado

2024-06-10