Da proteção integral à proteção algorítmica

Infâncias e juventudes sob o governo da vida no Brasil contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20260026

Resumo

O artigo analisa historicamente as políticas de proteção às infâncias e juventudes no Brasil, da Constituição de 1988 ao Estatuto Digital da Criança e do Adolescente. Articulando a historiografia da infância às noções foucaultianas de biopolítica e governamentalidade, interpreta a proteção integral como racionalidade de governo da vida, orientada pela prevenção, pelo monitoramento e pela gestão antecipatória de riscos sociais e digitais.


Palavras-chave: Infâncias. Juventudes. Proteção integral. Biopolítica. Governamentalidade.

 

Biografia do Autor

  • Leonildo José Figueira (UTP), Universidade Tuiuti do Paraná

    Pós-doutorando em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na linha Sujeitos, Discursos e Identidades. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha História e Historiografia da Educação, e Mestre em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na linha História, Cultura e Identidades. Possui especializações nas áreas de História, Educação e Gestão, além de MBAs em Administração de Empresas e Gestão de Recursos Humanos. É graduado em História, Ciências Sociais, Pedagogia, Filosofia, Educação Física e Música.

    Atualmente é professor do curso de História da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), onde ministra as disciplinas História do Brasil: Império e História das Américas Independentes, além de atuar como docente da Rede Estadual de Educação do Paraná. É autor do livro O Brasil de Richard Francis Burton (1865–1868),  integra o Grupo de Pesquisa em História Intelectual e Educação (GPHIE/UFPR).

    Seus interesses de pesquisa concentram-se em História Intelectual, Historiografia, Teoria da História, História da Educação, História do Brasil, História da América, História da Igreja Católica e trajetórias de intelectuais, com especial atenção às relações entre escrita da história, narrativa e imaginação histórica.

Downloads

Publicado

2026-06-26

Como Citar

Da proteção integral à proteção algorítmica: Infâncias e juventudes sob o governo da vida no Brasil contemporâneo. (2026). TEL Tempo, Espaço E Linguagem, 17(1), 287-304. https://doi.org/10.5935/2177-6644.20260026