Curtição e resistência

Os festivais contraculturais e a juventude brasileira nos anos 1970

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20260010

Résumé

O artigo analisa a sociabilidade e as experiências do público nos festivais contraculturais brasileiros dos anos 1970. Investiga o perfil do público, evidenciando como viagens interestaduais e estéticas anticonvencionais constituíam táticas de questionamento à ordem durante a ditadura militar. Demonstra a ambivalência desses eventos, que, impulsionados pela expansão de consumo durante o “milagre econômico”, geraram tensões devido ao potencial transgressor da liberalização de comportamentos.


Palavras-chave: Contracultura. Juventude. Ditadura militar.

Biographie de l'auteur-e

  • Igor Fernandes Pinheiro de Mattos (UFF), Universidade Federal Fluminense

    Doutorando em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Integra o Laboratório de Estudos Interdisciplinares de Música e Cultura (Musilab), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFF) e o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em História e Memória (NEPEHM/UEMG). Atua como professor na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

Publié

2026-06-26

Comment citer

Curtição e resistência: Os festivais contraculturais e a juventude brasileira nos anos 1970. (2026). TEL Tempo, Espaço E Linguagem, 17(1), 200-231. https://doi.org/10.5935/2177-6644.20260010