Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Terr@ Plural é editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado), da Universidade Estadual de Ponta Grossa, e tem tem a missão de publicar comunicações cientí­ficas inéditas relacionadas às áreas de Gestão do Território e Geografia que contribuam com o desenvolvimento do conhecimento teórico e metodológico destes campos de saber. A revista é  composta pelas seções de artigos, ensaios, notas científicas, entrevistas e resenhas.  Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores desta revista, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Terr@ Plural é constituída de um Conselho Editorial, que aprova a política da revista; por uma Mesa Editorial, que toma decisões editoriais, avaliando e garantindo a qualidade da publicação; por um Conselho Científico, que convida colaboradores e organiza dossiês temáticos, podendo emitir pareceres e recomendações sobre matérias à linha editorial da revista.

Os trabalhos submetidos são apreciados por dois avaliadores ad hoc num processo duplo-cego. Caso haja pareceres divergentes, a Mesa Editorial encaminhará o trabalho para um terceiro avaliador ou optar por decidir em reunião editorial. Todas as etapas editoriais podem ser acompanhadas pelos autores no site da revista e por e-mails automáticos. O resultado final da avaliação podem ser: rejeitado, aceito com correções ou aceito. Autores que não retornarem as correções em até três meses terão sua submissão rejeitada em definitivo. Submissões aceitas passam por revisão (copydesk) relativas às normas e padronização de linguagem da Revista, encaminhadas para anuência do(s) autor(es).

Periodicidade

A revista Terr@ Plural é uma publicação eletrônica de fluxo contínuo, cujos arquivos encontram-se abrigados no servidor da Universidade Estadual de Ponta Grossa e na Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Política de Acesso Livre

Essa revista pertence ao sistema OJS de acesso livre, imediato e gratuito,  uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os autores não são remunerados pela publicação de trabalhos, devendo ceder seus direitos autorais em favor deste periódico. Não são cobradas taxas de nenhuma espécie para revisão, diagramação e publicação.

Patrocinadores

Histórico do periódico

A revista Terr@ Plural foi criada em 2007 como um periódico semestral para difundir a produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Geografia - área de concentração Gestão do Território. Em 2018 passou a quadrimestral, e desde 2020 publica em fluxo contínuo exclusivamente online. Na avaliação Qualis 2013-2016 obteve classificação B1 (Geografia), B2 (Educação e Ensino), B3 (Ciencias Ambientais, História e Interdisciplinar), B4 (Administração pública e turismo) e B5 (Geociências e Engenharias). Na avaliação provisória Qualis 2017-2020 obteve a classificação A3.