A paisagem e os potenciais atrativos turísticos da bacia hidrográfica do altíssimo rio Tibagi (Paraná, Brasil). Doi: http://dx.doi.org/10.5212/TerraPlural.v.4i1.053064

Autores

  • Tiago Damas Martins Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Miguel Bahl Universidade Federal do Paraná - UFPR

Palavras-chave:

Campos Gerais, Rio Tibagi, Potencialidade Turística, Atrativos Turísticos

Resumo

O trabalho objetiva identificar os potenciais atrativos turísticos, a partir da caracterização da paisagem regional na área onde se localizam as nascentes do rio Tibagi, no estado do Paraná (Brasil). Inicialmente foi feita a revisão bibliográfica para caracterizar as peculiaridades dos Campos Gerais do Paraná. Posteriormente foram realizadas atividades de campo num itinerário que percorre a área de estudo, com a intenção de inventariar os elementos naturais e culturais nele contidos. Nas atividades de campo utilizou-se carta topográfica escala 1:50.000; um GPS para referenciamento do itinerário e documentação fotográfica. Tais procedimentos evidenciam como resultado o potencial paisagístico da área para uso turístico e a existência de um patrimônio natural e cultural de grande expressividade, respaldando a ideia da proposição de desenvolver atividades turísticas específicas ou associá-las como incremento aos projetos já existentes.

Biografia do Autor

Miguel Bahl, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Departamento de Turismo

Downloads

Publicado

2010-12-17

Como Citar

MARTINS, T. D.; BAHL, M. A paisagem e os potenciais atrativos turísticos da bacia hidrográfica do altíssimo rio Tibagi (Paraná, Brasil). Doi: http://dx.doi.org/10.5212/TerraPlural.v.4i1.053064. Terr@ Plural, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 53–64, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/1134. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos