Linguídeos: revisão dos conceitos morfo-anatômicos, fisiológicos, reprodutivos, paleo-ecológicos e a importância do grupo no Devoniano da região dos Campos Gerais do Paraná, Brasil

Autores

  • Carolina Zabini Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Willian Mikio Kurita Matsumura
  • Rodrigo Scalise Horodyski
  • Elvio Pinto Bosetti

Resumo

O presente trabalho aborda questões relacionadas aos fósseis de lingulídeos da Sucessão devoniana da Bacia do Paraná, região dos Campos Gerais, Brasil. Aspectos referentes à biologia e ecologia de lingulídeos atuais foram levantados e descritos em conjunto a considerações relativas aos fósseis. São descritos os tipos de fossilização ocorrentes. Considerações sobre a importância dos lingulídeos na interpretação paleoambiental da Formação Ponta Grossa são ainda brevemente relatadas.

Biografia do Autor

Carolina Zabini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

(cazabini@gmail.com) é mestre em Geociências e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Faz parte do Grupo Palaios, da Universidade Estadual de Ponta Grossa e tem atuado em pesquisas na área de paleontologia, tafonomia, lingulídeos, devoniano e  formação ponta grossa.

Willian Mikio Kurita Matsumura

(williammatsumura@gmail.com) é estagiário do Laboratório de Paleontologia e membro do Grupo Palaios - Paleontologia Estratigráfica da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Rodrigo Scalise Horodyski

(rodrigo.geo@gmail.com) é geógrafo e técnico do Grupo Palaios - Paleontologia Estratigráfica da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Elvio Pinto Bosetti

(epbosetti@terra.com.br) é doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente é professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Lidera o Grupo Palaios que viabiliza a manutenção do acervo paleontológico da região dos Campos Gerais e, além deste, atua como membro do Núcleo de Estudos Ambientais, desenvolvendo ações para subsidiar políticas de preservação ambiental.

Downloads

Como Citar

ZABINI, C.; MATSUMURA, W. M. K.; HORODYSKI, R. S.; BOSETTI, E. P. Linguídeos: revisão dos conceitos morfo-anatômicos, fisiológicos, reprodutivos, paleo-ecológicos e a importância do grupo no Devoniano da região dos Campos Gerais do Paraná, Brasil. Terr@ Plural, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 123–141, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/1147. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos