A inserção das cidades médias na rede urbana brasileira

Autores

  • Marly Nogueira UFMG
  • Ricardo Alexandrino Garcia UFMG

Resumo

A temática das cidades médias voltou à agenda da discussão atual, haja vista a multiplicação dos centros urbanos desse tipo, adicionada ao fato do aumento de sua importância na composição demográfica e nos indicadores econômicos do país. Esta situação resulta, por sua vez,das profundas transformações socioespaciais  do território brasileiro. Consequentemente, o estudo em tela objetiva investigar a inserção das cidades médias na atual rede urbana nacional. Por meio de indicadores demográfico (população residente) e econômico (Índice de Terciarização), elabora-se uma geografia econômica das cidades médias do Brasil. Considera-se que é preciso cautela na utilização dos dados estatísticos e na identificação e classificação desse tipo de centro urbano. Por outro lado, o esforço de geografizar/espacializar a inserção das cidades médias na rede urbana do Brasil é mais uma tentativa de análise de uma realidade cada vez mais complexa e dinâmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marly Nogueira, UFMG

Professora do Departamento de Geografia da UFMG, especializada em geografia urbana nas temáticas das redes urbanas, redes geográficas, geografia regional e geografia de Minas Gerais.

Ricardo Alexandrino Garcia, UFMG

Professor pesquisador do Programa de´póa-graduação em Geografia do IGC/UFMG.

Downloads

Como Citar

NOGUEIRA, M.; GARCIA, R. A. A inserção das cidades médias na rede urbana brasileira. Terr@ Plural, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 61–71, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/1152. Acesso em: 8 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos