A inserção das cidades médias na rede urbana brasileira

Autores

  • Marly Nogueira UFMG
  • Ricardo Alexandrino Garcia UFMG

Resumo

A temática das cidades médias voltou à agenda da discussão atual, haja vista a multiplicação dos centros urbanos desse tipo, adicionada ao fato do aumento de sua importância na composição demográfica e nos indicadores econômicos do país. Esta situação resulta, por sua vez,das profundas transformações socioespaciais  do território brasileiro. Consequentemente, o estudo em tela objetiva investigar a inserção das cidades médias na atual rede urbana nacional. Por meio de indicadores demográfico (população residente) e econômico (Índice de Terciarização), elabora-se uma geografia econômica das cidades médias do Brasil. Considera-se que é preciso cautela na utilização dos dados estatísticos e na identificação e classificação desse tipo de centro urbano. Por outro lado, o esforço de geografizar/espacializar a inserção das cidades médias na rede urbana do Brasil é mais uma tentativa de análise de uma realidade cada vez mais complexa e dinâmica.

Biografia do Autor

Marly Nogueira, UFMG

Professora do Departamento de Geografia da UFMG, especializada em geografia urbana nas temáticas das redes urbanas, redes geográficas, geografia regional e geografia de Minas Gerais.

Ricardo Alexandrino Garcia, UFMG

Professor pesquisador do Programa de´póa-graduação em Geografia do IGC/UFMG.

Downloads

Como Citar

NOGUEIRA, M.; GARCIA, R. A. A inserção das cidades médias na rede urbana brasileira. Terr@ Plural, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 61–71, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/1152. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos