Morfotipos de pedunculo de pelmatozoários da Formação Ponta Grossa (Devoniano, Bacia do Paraná), no estado do Paraná, Brasil

Autores

  • Sandro Marcelo Scheffler Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Duas classes de pelmatozoários já foram descritos para a Formação Ponta Grossa no Estado do Paraná: os crinóides e os blastóides. Apesar da relativa abundância de material, a maioria consiste em material fragmentário, que dificulta a utilização da sistemática natural. Além disso, muitas pluricolunais e colunais possuem características que impossibilitam sua identificação em nível de classe, permitindo apenas uma descrição e distinção morfológica, sem aplicação direta da taxonomia. Neste trabalho são descritos oito morfotipos procedentes de dois afloramentos, e suas possíveis afinidades taxonômicas são discutidas. Estes vários padrões morfológicos demonstram que os pelmatozoários, ao menos localmente, são bastante diversos nos mares epicontinentais do Devoniano da Bacia do Paraná.

Downloads

Como Citar

SCHEFFLER, S. M. Morfotipos de pedunculo de pelmatozoários da Formação Ponta Grossa (Devoniano, Bacia do Paraná), no estado do Paraná, Brasil. Terr@ Plural, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 139–151, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/1159. Acesso em: 12 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos