Mapeamento da exclusão/inclusão social no espaço intra-urbano com dados censitários: experiência a partir da cidade de Ponta Grossa (PR) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/TerraPlural.v.2i1.087102

Autores

  • Ederson Nascimento UEPG
  • Lindon Fonseca Matias Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar um sistema de indicadores sociais produzido para subsidiar a realização de mapeamentos da exclusão/inclusão social no espaço intra-urbano. Utilizou-se como parâmetro a metodologia do Mapa da Exclusão/Inclusão Social de São Paulo, empregando, contudo, somente dados do censo demográfico de 2000, visando assegurar a aplicabilidade da metodologia a outras realidades, bem como a coerência na mensuração das dimensões do processo de exclusão/inclusão social. Este novo sistema foi aplicado à cidade de Ponta Grossa (PR) e apresentou resultados bastante condizentes com a realidade observada das desigualdades socioespaciais vigentes no espaço intra-urbano local, evidenciando assim a sua importância para a produção de informações sobre as condições de vida da população urbana.

Biografia do Autor

Ederson Nascimento, UEPG

Mestre em Gestão do Território, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Lindon Fonseca Matias, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professor Doutor do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Downloads

Publicado

2010-05-05

Como Citar

NASCIMENTO, E.; MATIAS, L. F. Mapeamento da exclusão/inclusão social no espaço intra-urbano com dados censitários: experiência a partir da cidade de Ponta Grossa (PR) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/TerraPlural.v.2i1.087102. Terr@ Plural, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 87–102, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/1165. Acesso em: 30 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos