Espaço escolar e violência no cotidiano vivido por crianças e adolescentes em Ponta Grossa-PR, 2005 - 2007. - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/TerraPlural.v.2i1.133143

Autores

  • Adriane Iaroczinski UEPG
  • Joseli Maria Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender o papel do espaço escolar nas relações sociais cotidianas vividas por crianças e adolescentes de instituições de ensino público em Ponta Grossa. Neste contexto encontra-se a violência escolar, grave problema enfrentado pelas escolas atualmente, existindo diferenças na distribuição espacial das ocorrências dos atos violentos cometidos pelo grupo social infanto-juvenil. Para cumprir o propósito do trabalho de investigação foram levantados os dados da Polícia Militar do Programa da Patrulha Escolar instituído em 2004 e realizadas entrevistas exploratórias com policiais e dirigentes das escolas. A partir dos boletins de ocorrências foi construído o perfil da violência e as características das pessoas envolvidas. Há evidências de que as ocorrências são mais freqüentes em escolas que congregam alunos da faixa etária da adolescência e que possuem clientelas de áreas urbanas bastante diversificadas, aumentando a possibilidade de conflitos. Enfim, o espaço escolar apresenta sua complexidade na medida em que compõem e é composto pela sociedade e ao mesmo tempo possui regras próprias, além disso, possibilita também produzir a resistência contra o aumento da violência urbana.

Biografia do Autor

Adriane Iaroczinski, UEPG

Licenciada em Geografia, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Especialista em Ensino de Geografia e História, Mestranda em Gestão do Território - UEPG.

Joseli Maria Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Geografia pela UFRJ. Professora do DEGEO da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Downloads

Como Citar

IAROCZINSKI, A.; SILVA, J. M. Espaço escolar e violência no cotidiano vivido por crianças e adolescentes em Ponta Grossa-PR, 2005 - 2007. - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/TerraPlural.v.2i1.133143. Terr@ Plural, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 133–143, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/1168. Acesso em: 9 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos