A agroecologia e dinâmica socioespacial local: uma alternativa para agricultores familiares de São Mateus do Sul – PR - Doi: http//dx.doi.org/10.5212/TerraPlural.v.32i1.067087

Autores

  • Thales Ravel Hetka Okonoski unicentro
  • Almir Nabozny UNICENTRO

Resumo

Nesse trabalho buscamos compreender as diferenças entre as dinâmicas socioespaciais em função das produções agrícolas no município de São Mateus do Sul – PR, sejam eles agroecológicas e convencionais. Esta evolução é avaliada no contexto da mudança das práticas convencionais para as agroecológicas. Para tal ensejo realizamos entrevistas qualitativas com os agricultores e trabalhos de campo com observação sistemática, bem como reforçamos nossas reflexões de caráter exploratório e qualitativo com dados de órgãos governamentais. Ao final evidenciamos que a agroecologia apresenta-se como uma interessante alternativa de produção agrícola e organização sócio-cultural dentro das especificidades espaciais dos agricultores familiares em tela.

Biografia do Autor

Thales Ravel Hetka Okonoski, unicentro

Técnico em Meio Ambiente, formado no Colégio Florestal Estadual Presidente Costa e Silva no ano de 2007, e Licenciado em Geografia pela Unicentro - Universidade Estadual do Centro-oeste no ano de 2008. Trabalhou um ano com a ONG UNIBIO - Universidade Livre de Proteção a Biodiversidade, elaborando e executando projetos de Recuperação de Áreas degradadas e Educação Ambiental com alunos de Ensino Fundamental e Médio dentro da Petrobras - SIX, em São Mateus do Sul - PR. Atualmente participa de projetos, elaborando e executando cursos de agroecologia para crianças e adolescentes de comunidades rurais, dentro da Petrobras - SIX em São Mateus do Sul - PR.

Almir Nabozny, UNICENTRO

Geógrafo (PR-94985/D) e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005).  Mestre em Gestão do Território pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é professor colaborador (não efetivo) do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) Campus de Irati. Membro da equipe de coordenação da Rede de Geografia e Gênero da América Latina - REGGAL (http://www.reggal.uepg.br/) . E colaborador no site http://www.territoriolivre.net que prima pelo desenvolvimento e divulgação de geotecnologias livres.

Downloads

Como Citar

OKONOSKI, T. R. H.; NABOZNY, A. A agroecologia e dinâmica socioespacial local: uma alternativa para agricultores familiares de São Mateus do Sul – PR - Doi: http//dx.doi.org/10.5212/TerraPlural.v.32i1.067087. Terr@ Plural, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 67–87, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/1196. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos