Dinâmica hidrológica do médio vale do rio Amola Faca, sul de Santa Catarina, Brasil: processos de erosão e deposição no canal - DOI: http://dx.doi.org/10.5212/TerraPlural.v.3i2.261276

Autores

  • Edna Lindaura Luiz Universidade do Extremo Sul de Santa catarina

Resumo

O rio Amola Faca, situado no sul do estado de Santa Catarina, desce as escarpas da serra geral e apresenta fluxos de alta energia em função da grande amplitude altimétrica do relevo e da ocorrência de chuvas orográficas. No sopé da serra geral, encontra-se uma extensa planície, onde rio Amola Faca apresenta canal entrelaçado. Diversos pontos com erosão de margens e depósitos na forma de barras de canal e de meandro são observados. Os processos de erosão e deposição podem estar relacionados a mudanças naturais de longo ou curto tempo, porém também podem sofrer influência das ações humanas no uso da terra da bacia, de mudanças na rede de drenagem ou ainda na retirada de seixos dos depósitos do leito para a construção civil.

Downloads

Como Citar

LUIZ, E. L. Dinâmica hidrológica do médio vale do rio Amola Faca, sul de Santa Catarina, Brasil: processos de erosão e deposição no canal - DOI: http://dx.doi.org/10.5212/TerraPlural.v.3i2.261276. Terr@ Plural, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 261–276, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/1204. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos