Paisagem urbana, espaços públicos e a gestão territorial em cidades médias paulistas: reflexões a partir de São Carlos, SP, Brasil
Palavras-chave:
sistema de espaços livres, planejamento da paisagem, gestão urbana.Resumo
Discute-se neste trabalho as relações entre paisagem urbana, espaços públicos e a gestão territorial numa cidade média paulista. Três conjuntos de abordagem são delineados: o estabelecimento de parâmetros para a caracterização das cidades médias paulistas; o contexto específico de São Carlos, com características biofísicas conjugadas à dinâmica socioespacial de desenvolvimento e expansão, e os desafios e perspectivas na configuração e gestão dos espaços livres públicos e paisagens urbanas. Propõe-se refletir sobre articulações entre os campos dos planejamentos da paisagem e urbano e indicar aplicações ao contexto estudado, com integrações entre desenho, instrumentos, legislações e políticas públicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.