Produção habitacional na Região Administrativa Central do estado de São Paulo: reconfigurações territoriais recentes

Autores

  • Camila Moreno de Camargo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU USP) Universidade Paulista (UNIP Araraquara)

Palavras-chave:

‘Minha Casa Minha Vida’, cidades médias, política habitacional, mobilidade urbana, periferização.

Resumo

Discute-se as reconfigurações territoriais recentes em quatro municípios da Região Administrativa Central do estado de São Paulo, através de eixos de análise que abarcam, sobretudo, dinâmicas imobiliárias e de mobilidade urbana. A partir dos municípios de São Carlos, Ibaté, Araraquara e Matão, aponta-se para um processo de reconfiguração territorial bastante específico nas cidades médias e pequenas do estado, como desdobramento de uma produção habitacional inscrita muito mais em um contexto de financeirização que marca a produção da própria cidade, do que em resposta ao quadro mais geral de demandas efetivas por moradia nestes municípios, legitimada pela legislação urbana em escala local e pelo uso deturpado de instrumentos urbanísticos reconhecidamente criados em direção ao direito à cidades mais justas.

Biografia do Autor

Camila Moreno de Camargo, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU USP) Universidade Paulista (UNIP Araraquara)

Arquiteta Urbanista, com mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU USP). Docente e pesquisadora do IAU USP e da Universidade Paulista (UNIP Araraquara), enfocando temas relacionados à políticas e gestão urbana e produção habitacional.

Downloads

Publicado

2019-10-10

Como Citar

CAMARGO, C. M. de. Produção habitacional na Região Administrativa Central do estado de São Paulo: reconfigurações territoriais recentes. Terr@ Plural, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 122–140, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/13337. Acesso em: 14 ago. 2022.