A cidade na sala de aula: estudo sobre os espaços de lazer com jovens do ensino médio
Palavras-chave:
lazer, ensino de geografia, cidade educadoraResumo
A relação entre cidade e educação é um meio para a formação da cidadania, e a geografia escolar pode contribuir neste processo. Discute-se neste artigo, através de pesquisa-ação realizada com jovens do ensino médio de uma escola pública na cidade de Guarapuava, como os jovens se apropriam de conhecimentos de geografia no cotidiano como forma de desenvolvimento do pensamento geográfico. Com espaços de lazer como tema, aplicou-se uma sequência didática de coleta de dados por meio de questionário, mapas mentais, pesquisa de campo e rodas de conversa. Foram verificados mecanismos, no conjunto de conteúdos, conceitos e procedimentos da geografia escolar, para a formação da cidadania no protagonismo do jovem no reconhecimento dos problemas e na construção de soluções para ler, interpretar e agir sobre a cidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.