Coleção científica de Paleontologia e a capacidade de comunicação de um blog sobre a disciplina

Autores

Palavras-chave:

Fosseis, Extensão, Ferramentas digitais

Resumo

Para valorizar o ensino da Paleontologia, devido à carência de ferramentas de auxílio ao seu ensino no curso de Graduação em Geologia da Universidade Federal de Uberlândia, desenvolveu-se uma ferramenta digital na forma de blog, utilizando os recurso já existentes numa plataforma online gratuita, além de características adicionais elaboradas nas linguagens HTML, CSS e JavaScript. Para sua concretização, as amostras de fósseis do Laboratório de Paleontologia Estratigráfica (LAPE) da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Monte Carmelo, foram identificadas, tombadas, agrupadas de acordo com proximidade taxonômica e analisadas quantitativamente e qualitativamente. Avaliou-se a capacidade de comunicação da ferramenta para atingir os mais diversos leitores, de acordo com dados estatísticos fornecidos internamente pela plataforma, destacando o momento de distanciamento social ocasionada pela Pandemia de COVID-19.

Biografia do Autor

Jonatas Rodrigues Tessari, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Monte Carmelo, MG

Graduando em Geologia pela Universidade Federal de Uberlândia.

Caio Cesar Rangel, Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, MG

Técnico do Laboratório de Paleontologia Estratigráfica (LAPE), Curso de Geologia, Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, MG, Brasil.

Daniel Sedorko, Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, MG

Professor Adjunto do Instituto de Geografia, Coordenador do Laboratório de Paleontologia Estratigráfica (LAPE), Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, MG, Brasil.

Fernanda Quaglio, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Diadema, SP

Professora Adjunta do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva (DEBE), Universidade Federal de São Paulo, Diadema, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-12-23

Como Citar

TESSARI, J. R.; RANGEL, C. C.; SEDORKO, D.; QUAGLIO, F. Coleção científica de Paleontologia e a capacidade de comunicação de um blog sobre a disciplina . Terr@ Plural, [S. l.], v. 15, p. 1–15, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/19610. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático Palaios 20 anos – Paleontologia Estratigráfica