Geoecologia de Paisagens e Educação Ambiental Aplicada

Fundamentos para o Planejamento e a Gestão Ambiental

Autores

  • Fábio Soares Guerra Universidade Federal do Ceará, UFC, Fortaleza, CE, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3633-6887
  • Edson Vicente da Silva Universidade Federal do Ceará, UFC, Fortaleza, CE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.16.2220512.030

Palavras-chave:

Ecogeografia., Ecopedagogia, Ecoplanejamento, Gerenciamento Territorial

Resumo

Percebe-se, na contemporaneidade, a imposição do paradigma econômico sobre as práticas ambientais adotas pelos modelos de desenvolvimento empreendidos. Por conseguinte, têm-se como resultados impactos ambientais e sociais que descaracterizam a paisagem, desequilibram os sistemas e serviços ecogeográficos e prejudicam a qualidade do ambiente e de vida das populações. Assim, trabalhos de planejamento e gestão ambiental consubstanciados por práticas de Educação Ambiental são fundamentais para a conservação e preservação do meio natural, bem como para construção e consolidação de uma nova consciência geoecológica. Este estudo discute as bases epistemológicas e o arcabouço metodológico da Geoecologia de Paisagens e da Educação Ambiental Aplicada visando o planejamento e gestão territorial com vistas ao ordenamento territorial equitativo. Tem-se o desenvolvimento sustentável como um horizonte e a Educação Ambiental Aplicada como estratégia, tanto para fins de planejamento e gestão ambiental quanto para construção, consolidação e implementação da consciência geoecológica para mudança de percepção, valores e posturas ambientais.

Biografia do Autor

Fábio Soares Guerra, Universidade Federal do Ceará, UFC, Fortaleza, CE, Brasil

Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor Efetivo de Geografia da Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza-CE - SME. Professor Efetivo de Geografia da Rede Pública Estadual do Ceará - SEDUC-CE. 

Edson Vicente da Silva, Universidade Federal do Ceará, UFC, Fortaleza, CE, Brasil

Graduação em Geografia - Bacharelado e Licenciatura. pela Universidade Estadual do Ceará (1981), mestrado em Planejamento Rural em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza (1987), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Rio Claro São Paulo (1993), pós-doutor em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2006) e pós-doutor em Planejamento e Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia, Universidade de Havana-Cuba (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará (1997), tirocínio docente da Universidade Federal da Bahia e professor dos Doutorados e Mestrados em Geografia e de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal do Ceará . Tem experiência na área de Geoecologia da Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, educação ambiental, litoral, análise geoambiental, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável.

Downloads

Publicado

2022-09-01

Como Citar

GUERRA, F. S.; SILVA, E. V. da. Geoecologia de Paisagens e Educação Ambiental Aplicada: Fundamentos para o Planejamento e a Gestão Ambiental. Terr@ Plural, [S. l.], v. 16, p. 1–24, 2022. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.16.2220512.030. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/20512. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios