Educação não formal em museus universitários ligados às Geociências no Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.18.21428.001

Palavras-chave:

ações educativas, educação museal, geografia, Geologia

Resumo

este trabalho apresenta um panorama da educação não formal realizada em museus universitários paranaenses ligados às geociências. Esses museus expõem em seu acervo conteúdos como Arqueologia, Astronomia, Botânica, Geologia, Meteorítica, Mineralogia, Paleontologia, Pedologia, Recursos Hídricos e Zoologia. A identificação e seleção dos museus que integram esta pesquisa foi realizada em 2020 na plataforma Museusbr (website pertencente ao IBRAM) e no website da Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM), ligada à Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Estado do Paraná. Dos 328 museus e espaços museais localizados no Paraná, sete deles estão ligados às universidades e correspondem ao recorte temático da investigação. A partir deste levantamento, foram entrevistados os(as) diretores(as) gerais de cada instituição e os dados analisados indicaram que esses museus são fomentados principalmente por recursos das universidades, que promovem, frequentemente, atividades além das visitas guiadas e não-guiadas, a exemplo de mostras itinerantes, oficinas, minicursos, eventos e geralmente disponibilizam ao público algum material didático para enriquecer a experiência da visitação, como folders, panfletos, kits de objetos científicos e réplicas. Os dados demonstraram, ainda, que os profissionais das ações educativas e mediadores têm formação específica nas áreas temáticas dos museus e são fundamentais para a avaliação da experiência dos visitantes. A percepção dos mediadores tem sido a principal fonte de informações para respaldar ajustes nas estratégias de educação nos museus. As redes sociais desempenham importante papel na maior parte dos museus consultados, como instrumento de divulgação do museu e de suas ações educativas. Em linhas gerais os museus universitários do Paraná consultados promovem ações de educação não formal em conformidade com a Política Nacional de Educação Museal proposta pelo IBRAM.

Biografia do Autor

Camila Priotto Mendes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

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Antonio Liccardo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

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Carla Silvia Pimentel, Universidade Estadual de Ponta Grossa

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Publicado

2024-03-24

Como Citar

PRIOTTO MENDES, C.; LICCARDO, A. .; PIMENTEL, C. S. Educação não formal em museus universitários ligados às Geociências no Paraná. Terr@ Plural, [S. l.], v. 18, p. 1–15, 2024. DOI: 10.5212/TerraPlural.v.18.21428.001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/21428. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos