Uma reflexão sobre a relação humano-animal na sociedade contemporânea e a ligação com a geografia

Autores

  • Fábio Luiz Zanardi Coltro UEL - Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Geogafia, animais, sociedade contemporânea, ética,

Resumo

O surgimento de um novo campo de investigação, a geografia cultural animal (animal geographies), vêm despertando o interesse da academia. Nessa trilha, diversos trabalhos, investigações e pesquisas discutem basicamente sobre dois grandes eixos de discussão: o que concerne ao animal propriamente tido e o que se volta para as complexas e controversas relações humano-animal. Filófosos vêm, ao longo dos anos, discutindo essa última vertente dos estudos animais, no entanto, pouco se discutiu sobre a hierarquização moral nessa complexa relação. O presente artigo tem como objetivo a discussão dessa hierarquização moral nas relações humano-animal e seus desdobramentos no campo social e moral que encaminha-se no pensamento da geografia contemporânea. Nesse escopo pretende-se estudar, a partir da perpectiva da non-representational theory, as relações humano-animal em diferentes culturas e extratos sociais com relação a seu valor sociológico, geográfico e ético. Seria esse o início de uma geografia humano-animal?

Biografia do Autor

Fábio Luiz Zanardi Coltro, UEL - Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Marketing e Propaganda pela Universidade Norte do Parana (2001), Especialista em Bioética pela Universidade Estadual de Londrina (2002) e Mestre em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual de Londrina (2005), Doutorando em Geografia pela UEL - Universidade Norte do Paraná. Atualmente é professor mestre da Universidade Norte do Parana. Desenvolve pesquisas na área de Animal Geographies; Consumo Sustentável; Ética Animal; Associativismo e Cooperativismo e Responsabilidade Sócio-ambiental. Também é pesquisador da área de bioética, em especial para a Ética Animal e Ética Ambiental da Sociedade Brasileira de Bioética. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Animal Geographies, Bioética, Meio Ambiente, Ética animal.

Downloads

Publicado

2014-04-29

Como Citar

COLTRO, F. L. Z. Uma reflexão sobre a relação humano-animal na sociedade contemporânea e a ligação com a geografia. Terr@ Plural, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 207–222, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/4319. Acesso em: 4 out. 2022.