PLANO DE MANEJO DA FLORESTA NACIONAL DE CAXIUANÃ (PA): CONFLITOS ENTRE INTERESSES DE POPULAÇÕES TRADICIONAIS E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Autores

  • Lilian Vieira Miranda Garcia Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Elisana Milan
  • Dinameris Aparecida Antunes
  • Rosemeri Segecin Moro

Resumo

No Brasil a busca pelos direitos das populações tradicionais é recente, existindo diversos conflitos, como entre o plano de manejo e as populações tradicionais residentes em Unidades de Conservação (UC) e no seu entorno. Uma alternativa para a compreensão da problemática é a análise integradora geoecológica e esta norteou esta análise do Plano de Manejo da Floresta Nacional de Caxiuanã, uma unidade federal que abriga populações tradicionais ribeirinhas. Discute-se os direitos destas frente ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e conclui-se que a análise integrada dos elementos geoecológicos inexiste no Plano de Manejo, levado ao conflito entre o modo de vida dos ribeirinhos e os objetivos da UC.

Downloads

Publicado

2015-06-25

Como Citar

GARCIA, L. V. M.; MILAN, E.; ANTUNES, D. A.; MORO, R. S. PLANO DE MANEJO DA FLORESTA NACIONAL DE CAXIUANÃ (PA): CONFLITOS ENTRE INTERESSES DE POPULAÇÕES TRADICIONAIS E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. Terr@ Plural, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 355–369, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/7658. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos