Publicação de manuscritos na Revista Uniletras
Por ser de fluxo contínuo, a Revista Uniletras acolhe submissão de artigos a qualquer época do ano, em se tratando de tema livre, em caso de dossiê temático estipula-se uma data de encerramento da chamada (em 2024 não temos dossiê temático). Após passar por todas as fases de pré publicação (triagem, avaliação, revisão, diagramação, publicação), o artigo volta para o autor fazer ajustes necessários e/ou dar seu aval para publicação. Todo o trâmite leva algum tempo para ocorrer. No momento em que cada artigo completa o trâmite e com o aval do autor, é imediatamente publicado.
Diretrizes para os autores
A revista UniLetras não cobra taxas para processamento de artigos.
O trabalho submetido à revista deve trazer importante contribuição no âmbito das pesquisas científicas em formação, fomentando discussões, debates e fortalecimento da crítica nas áreas das Letras.
São recebidos textos – nos gêneros artigo, ensaio, entrevista, resenha, documento, depoimento e tradução – de autores com titulação mínima de Mestrado. Mestrandos podem submeter seus textos somente se em coautoria com Doutor(a). Após a publicação de um artigo na UniLetras, cada autor só poderá publicar novamente na revista após um interstício de 3 números.
- a) O artigo ou resenha deverá ser inédito.
- b) O artigo deve representar uma contribuição relevante para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explícita e correção de linguagem. O trabalho precisa evidenciar que possui potencial e consistência suficiente para servir de referência para trabalhos de outros pesquisadores.
- c) Extensão: os artigos deverão ter de 10 (dez) a 20 (vinte) páginas, em espaço simples, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12; margens inferior e superior de 2,0 cm e margens direita e esquerda de 2,5 cm; em folha formato A4. As resenhas deverão ter entre 4 (quatro) e 7 (sete) páginas, com a mesma formatação, restritas a livros publicados nos últimos 5 (cinco) anos.
- d) Os textos poderão ser redigidos em português, inglês, francês ou espanhol. Nos últimos 3 (três) casos, os textos deverão ser acompanhados de resumo e palavras-chave em português.
- e) Título: centralizado, fonte tamanho 12, em caixa alta e negrito; os artigos deverão trazer um título que corresponda com clareza à ideia geral do trabalho em português e em inglês, ou na língua escolhida para a redação do artigo. Após duas linhas, apresentar o título em inglês, com a mesma formatação e em itálico.
- f) Resumo: máximo de 10 linhas (150 palavras), contendo informações sobre os objetivos, procedimentos metodológicos, referenciais teóricos e resultados. Os resumos deverão apresentar 3 (três) palavras-chave. Após duas linhas, apresentar um abstract e keywords em inglês com igual teor, com a mesma formatação e em itálico.
- g) No caso de artigos elaborados a partir de dissertações e teses, é necessário indicar o nome e a titulação do(a) professor(a) orientador(a).
- h) Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.
- i) Os trabalhos deverão ser submetidos sem identificação de autoria, via sistema de submissão online. Solicitamos aos autores que, ao submeterem o artigo ou resenha, preencham o cadastro completo (metadados), informando, inclusive, seu ORCID iD (disponível em: https://info.orcid.org/pt/. Acesso em: 26 mar. 2023).
- j) Abaixo de gráfico, tabela, fotografia e demais imagens, deve constar referência à fonte. Caso elaborado pelo autor, deve ser referenciado como "elaboração própria".
- k) As notas bibliográficas deverão seguir as normas da ABNT.
A avaliação do manuscrito é realizada por pares, de forma duplo-cega ("double blind review"). A Revista UNILETRAS submeterá cada original sem identificação da autoria a dois membros do Conselho Editorial ou a dois pareceristas ad hoc, cujos nomes permanecerão em sigilo. Com base nos pareceres emitidos, o Conselho Executivo da UNILETRAS poderá recusar ou reapresentar os trabalhos aos autores, com sugestões, para que sejam feitas alterações necessárias no texto e/ou para que os adaptem às normas editoriais da revista.