A LÍNGUA PORTUGUESA EM MOÇAMBIQUE: PRÁTICAS DISCURSIVAS, PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.5212/uniletras.v39i1.10223Palavras-chave:
Português europeu/de Moçambique, Ensino e formação de professores de português, Práticas discursivas e pedagógicasResumo
O português em Moçambique é a segunda língua para a maior parte da população do país. Adotada como língua oficial, de ensino e de formação, as práticas pedagógicas fundam-se no Português Europeu, estabelecem-se na norma prescritiva, criando possibilidades de confronto e de contradições, em especial no ensino com o Português de Moçambique, uma vez que esta língua se estabelece pela norma objetiva. Sob a perspectiva da análise do discurso de linha foucaultiana, o estudo busca realizar uma avaliação diagnóstica sobre as relações conflituosas no ensino do português, recorrendo à formação das modalidades enunciativas. O corpus reúne uma série enunciativa cujas análises apontam para a existência de uma prática discursiva que se estabelece numa pedagogia de variação.
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