Sepé - O morubixaba rebelde (1964), um épico moderno
Resumo
RESUMO: Esse trabalho tem como objetivo analisar a o poema épico moderno Sepé – o morubixaba rebelde (1964), de Nilo Fernandes Barbosa, à luz de uma fundamentação crítica teórica atualizada do Gênero épico. A fim de compreender como essa manifestação do discurso épico está representada na Modernidade, através desse poema que se configura como um registro da permanência do gênero nas nossas Letras. Assim, como apoio teórico metodológico, usaremos as contribuições dos críticos teóricos do CIMEP, entre eles: Anazildo (1984), Ramalho e Silva (2007; 2015), Silva (2012), Ramalho (2004, 2013; 2017), Neiva (2009; 2012), Mesa Gancebo (2009), entre outros. Pretende-se com essa análise contribui com a fortuna crítica sobre o autor, sobre o gênero épico, e sobre a literatura brasileira.
PALAVRAS – CHAVE: Gênero épico. Sepé - o morubixaba rebelde. Fernandes Barbosa (1910-1988).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.