CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS DO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE) PARA O TRATAMENTO DA QUESTÃO DA DIVERSIDADE RACIAL
Resumo
RESUMO: O presente artigo busca discutir o papel do ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE) no contexto do tratamento da diversidade racial na escola sob a Lei 10639/03. Tratamos de discutir o papel central do ensino de línguas na construção de identidades. Amparando-nos nos conceitos de identidade trazidos por Hall (2006), Silva (2000) e Moita Lopes (1998) e nos estudos de Urzêda-Freitas (2012) e Finardi & Vieira (2016) que tratam do ensino crítico de línguas, nas discussões sobre educação antirracista, tal como abordada por Ferreira (2001, 2004, 2012, 2014, 2015, 2016), Ferreira & Ferreira (2015), Cavalleiro (2001) dentre outras, buscamos apresentar a quebra de paradigma necessária para o efetivo cumprimento da Lei 10639/03 nas salas de aula de ELE. Finalmente, apresentamos duas propostas de unidades didáticas em um esforço de apresentar possíveis caminhos para se trabalhar a diversidade racial na aula de espanhol como língua estrangeira.
Palavras-chave: diversidade étnico-racial; ensino de espanhol; espanhol como língua estrangeira
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.