ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTAÇÃO DE RAÇA, GÊNERO E CLASSE SOCIAL EM UM LIVRO DE ESPANHOL
Resumo
Este artigo apresenta algumas considerações sobre a representação das imagens em relação à raça, gênero e classe social do livro didático de Espanhol, 1º Libro do Ensino Médio, da coleção: Síntesis (IVAN MARTÍN, 2010). O interesse desse estudo se deu através de discussões e reflexões durante uma disciplina[1] do Mestrado sobre a importância de analisar o livro didático como instrumento pedagógico. Tal discussão nos possibilitou refletir sobre “Qual a relevância das representações visuais em relação à raça, gênero e classe social encontradas em um livro didático de Espanhol?”, sendo essa nossa pergunta de pesquisa. Para nos dar suporte, partimos do estudo da Lei 10.639/03 e sua importância na área educacional e de outras pesquisas, como Ferreira (2014), que apresenta reflexões sobre as políticas do livro didático e também suas contribuições sobre as identidades sociais de raça, gênero, sexualidade e classe em livros didáticos. A metodologia utilizada foi análise documental e bibliográfica. As questões abordadas neste artigo a partir da análise das imagens do livro didático Síntesis são relevantes por possibilitar que professores/as reflitam sobre o ensino/aprendizagem de língua estrangeira em uma perspectiva positiva quando relacionada à raça, gênero e classe social contribuindo para a desconstrução de estereótipos que denotem ideologias expressas em conceitos de racismo, preconceito e discriminação.
[1] Disciplina de “Formação de professoras/es de Línguas, Identidade Profissional e Letramento Racial” ofertada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (Mestrado) na Universidade Estadual de Ponta Grossa, ministrado pela Profa. Dra. Aparecida de Jesus Ferreira.
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