UM ESTUDO INICIAL SOBRE A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE DE CLASSE NO LIVRO DIDÁTICO PORTUGUÊS: LINGUAGENS
Resumo
Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa na área da Linguística Aplicada, que teve por objetivo a análise de um capítulo do livro didático Português: Linguagens de Cereja e Magalhães, no que diz respeito: as classes sociais e como elas são representadas e, desse modo, fazer uma intersecção com as variedades linguísticas. Como referencial teórico, contamos com: Street (2007) no que concerne as práticas de letramento; Dambrós (2016) e Baladeli (2014) no que tange a identidade de classe social; Faraco (2015) e Possenti (2000) no que diz respeito a variação linguística nos livros didático, entre outros. Os resultados demonstram que o capítulo traz algumas atividades que se enquadram nas práticas de letramento ideológico. Todavia, trabalha apenas com a dicotomia pobre/rico, desconsiderando as demais classes sociais. Ademais, essa oposição é feita de maneira estereotipada. À vista disso, reafirmamos a relevância de trabalhos cujo objetivo é a análise de livros didático.
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