As afinidades selvagens
maio de 68, junho de 2013
Resumo
As afinidades selvagens ensaia traçar linhas de aproximação entre o maio de 68 francês e o junho de 2013 brasileiro, e foi apresentado oralmente durante o ciclo comemorativo do Maio de 68 - 50 anos em movimento, em Ponta Grossa - Paraná, no primeiro semestre de 2018. A partir de um diálogo metalinguístico e político entre os signos que o Maio de 68 produziu e a emergência de uma nova cena intelectual que ficou conhecida como pós-estruturalismo francês, o ensaio percorre uma série de afinidades eletivas entre o Maio francês e o Junho brasileiro, discutindo como essas lutas transformaram o papel dos intelectuais, sua relação com o campo social e político, o caráter jovem das rebeliões e sua abertura para o comum das lutas, sua relação com a democracia, com o cotidiano vivido e com um horizonte de futurição política.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.