DAS (IM)POSSIBILIDADES DO CORPO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA MODA SOBRE O CORPO PLUS SIZE
Resumo
O presente trabalho propõe, a partir do método arquegenealógico engendrado por Michel Foucault, observar a moda como uma fabricação histórica que incide sobre os corpos e, mais especialmente, sobre o corpo gordo. De início, contextualizar-se-ão as mais imediatas manifestações de poder que, atravessadas pelo corpo, pela história e pela moda, produzem o próprio sujeito. Em seguida, procuramos demonstrar como o corpo tem sido aquilo pelo que se luta em diferentes momentos históricos. O conceito de dispositivo é tomado como ponto central na investigação dos indícios deixados na superfície histórica do discurso da moda na sociedade moderna. O material para o qual se volta nosso olhar analítico, na composição deste texto, é formado de duas publicações da revista Moda Moldes Especial Plus Size, que se inscrevem em um conjunto de práticas modelares sobre o corpo, colocando em discussão os modos de subjetivação da mulher gorda no espaço da moda.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.