ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A PRODUÇÃO DE ENSAIO ACADÊMICO NO CURSO DE LETRAS FRANCÊS-PORTUGUÊS
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar o material didático utilizado para o ensino de produção de ensaio acadêmico em língua francesa, no curso de Letras português-francês, de uma universidade brasileira. Assim, buscamos identificar a abordagem de ensino de escrita subjacente à proposta do material. Para a análise, nos baseamos no conceito de letramentos trazido por Kleiman (1995) e nos modelos de abordagens da escrita e do letramento do estudante em contextos acadêmicos, descritos por Lea e Street (1998). Nossa pesquisa é de tipo documental. Os resultados demonstram que o material analisado se insere no modelo de habilidades de estudo, isto é, a proposta didática sugere uma abordagem genérica de ensino de produção do gênero ensaio, levando-se em conta apenas os seus aspectos linguísticos, deixando de lado as especificidades disciplinares para a produção do gênero em questão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.