ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A PRODUÇÃO DE ENSAIO ACADÊMICO NO CURSO DE LETRAS FRANCÊS-PORTUGUÊS

Autores

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o material didático utilizado para o ensino de produção de ensaio acadêmico em língua francesa, no curso de Letras português-francês, de uma universidade brasileira. Assim, buscamos identificar a abordagem de ensino de escrita subjacente à proposta do material. Para a análise, nos baseamos no conceito de letramentos trazido por Kleiman (1995) e nos modelos de abordagens da escrita e do letramento do estudante em contextos acadêmicos, descritos por Lea e Street (1998). Nossa pesquisa é de tipo documental. Os resultados demonstram que o material analisado se insere no modelo de habilidades de estudo, isto é, a proposta didática sugere uma abordagem genérica de ensino de produção do gênero ensaio, levando-se em conta apenas os seus aspectos linguísticos, deixando de lado as especificidades disciplinares para a produção do gênero em questão.

Downloads

Publicado

2021-02-09

Edição

Seção

Artigos Tema Livre