O ATO DE LEITURA NO CONTO “O CASO DA VARA”, DE MACHADO DE ASSIS
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência estética de leitura do conto “O caso da vara”, de Machado de Assis, tendo por base os pressupostos teóricos da estética da recepção, assim como formulados por Wolfgang Iser, em sua teoria do efeito estético. Para tanto, servir-me-ei de alguns trabalhos, como Santos (2009) e Costa (2007), que se detiveram a expor os princípios fundamentais dessa teoria, além de me valer também dos aportes teóricos de Compagnon (1999), a fim de formular uma visão clara e abrangente de tal corrente de estudos literários. O procedimento que adotarei aqui será o de partir de reflexões teóricas gerais a respeito do ato de leitura para assim poder explanar a respeito de minha experiência estética singular na leitura do texto machadiano, sempre preocupado em conferir ao meu empreendimento um caráter crítico-científico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.